Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69815
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A normalização do trabalho acadêmico e o seu papel na inclusão social: vivências em um curso de graduação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Autor(es): Moura, Eliene Maria Vieira de
Nascimento, Eliene Gomes Vieira
Palavras-chave: Normalização - trabalhos acadêmicos;Curso de letras-libras - UFC;Língua brasileira de sinais - LIBRAS;Inclusão social
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Biblioteca Universitária/UFC
Citação: MOURA, Eliene Maria Vieira de; NASCIMENTO, Eliene Gomes Vieira. A normalização do trabalho acadêmico e o seu papel na inclusão social: vivências em um curso de graduação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). In: SANTOS, Izabel Lima dos; FEITOSA, Kalline Yasmin Soares; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira (Org.). Bibliotecas Universitárias: estudos e experiências. Fortaleza: Biblioteca Universitária/UFC, 2022. cap. 7, p. 221-255
Resumo: A Universidade Federal do Ceará (UFC) protagoniza ações de inclusão desde 2000. Já no ano de 2005, intensificou sua participação nessa esfera, com o desenvolvimento de projetos como: Projeto UFC inclui, Comissão Especial de Educação Inclusiva (CEIn) e Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Entre essas ações, instituiu, em 2013, o Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os objetivos do Curso, com base nos documentos norteadores das diretrizes curriculares para a formação de professor, e no Capítulo IV, da Lei nº 9.394/1996, configuram a formação de licenciados em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Biblioteca Universitária, com vistas a oferecer melhor atendimento aos usuários com deficiência, criou a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD). A SAPD funciona na Biblioteca de Ciências Humanas, com o objetivo de subsidiar o atendimento à componentes da comunidade acadêmica que possuem deficiência em suas demandas por informação científica, no desenvolvimento de seu processo de ensino-aprendizagem, mediante ações que possibilitem a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFC. Atua em parceria com os núcleos de atendimento nas bibliotecas de Fortaleza (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Central do Campus do Pici, FEAAC e Faculdade de Direito) e nas bibliotecas do interior do Estado (Campi de Sobral, Russas e Crateús). São oferecidos os serviços de edição e digitalização de textos acadêmicos – livros e artigos científicos – para formato acessível, levantamento bibliográfico de literatura acadêmica e orientação à pesquisa bibliográfica. A SAPD encontra-se em fase de transição, para se tornar Divisão de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (SEÇÃO..., 2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2020). Uma vez implantado o curso, surge o interesse de se analisar, neste relato de experiência, a grade curricular, observando-se, com suporte nas ementas, a necessidade do uso das normas relacionadas a trabalhos acadêmicos.
URI: 978-65-00-56657-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69815
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_capliv_emvmoura.pdf585,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.