Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Eliene Maria Vieira de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Eliene Gomes Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T13:37:24Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T13:37:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Eliene Maria Vieira de; NASCIMENTO, Eliene Gomes Vieira. A normalização do trabalho acadêmico e o seu papel na inclusão social: vivências em um curso de graduação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). In: SANTOS, Izabel Lima dos; FEITOSA, Kalline Yasmin Soares; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira (Org.). Bibliotecas Universitárias: estudos e experiências. Fortaleza: Biblioteca Universitária/UFC, 2022. cap. 7, p. 221-255 | pt_BR |
dc.identifier.uri | 978-65-00-56657-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69815 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Biblioteca Universitária/UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Normalização - trabalhos acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Curso de letras-libras - UFC | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais - LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A normalização do trabalho acadêmico e o seu papel na inclusão social: vivências em um curso de graduação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Universidade Federal do Ceará (UFC) protagoniza ações de inclusão desde 2000. Já no ano de 2005, intensificou sua participação nessa esfera, com o desenvolvimento de projetos como: Projeto UFC inclui, Comissão Especial de Educação Inclusiva (CEIn) e Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Entre essas ações, instituiu, em 2013, o Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os objetivos do Curso, com base nos documentos norteadores das diretrizes curriculares para a formação de professor, e no Capítulo IV, da Lei nº 9.394/1996, configuram a formação de licenciados em Letras: Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Biblioteca Universitária, com vistas a oferecer melhor atendimento aos usuários com deficiência, criou a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD). A SAPD funciona na Biblioteca de Ciências Humanas, com o objetivo de subsidiar o atendimento à componentes da comunidade acadêmica que possuem deficiência em suas demandas por informação científica, no desenvolvimento de seu processo de ensino-aprendizagem, mediante ações que possibilitem a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFC. Atua em parceria com os núcleos de atendimento nas bibliotecas de Fortaleza (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Central do Campus do Pici, FEAAC e Faculdade de Direito) e nas bibliotecas do interior do Estado (Campi de Sobral, Russas e Crateús). São oferecidos os serviços de edição e digitalização de textos acadêmicos – livros e artigos científicos – para formato acessível, levantamento bibliográfico de literatura acadêmica e orientação à pesquisa bibliográfica. A SAPD encontra-se em fase de transição, para se tornar Divisão de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (SEÇÃO..., 2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2020). Uma vez implantado o curso, surge o interesse de se analisar, neste relato de experiência, a grade curricular, observando-se, com suporte nas ementas, a necessidade do uso das normas relacionadas a trabalhos acadêmicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_capliv_emvmoura.pdf | 585,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.