Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69807
Tipo: TCC
Título: O folheto no coração e o cordel na educação: narrativas postas no papel sobre as experiências no ensino de ciências com o uso do cordel
Autor(es): Rocha, Kaio César Bandeira da
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Autobiografia;Literatura de Cordel;Saberes Tradicionais;Narrativa Significativa;Cultura Popular
Data do documento: 2022
Citação: Rocha, Kaio César Bandeira da. O folheto no coração e o cordel na educação: narrativas postas no papel sobre as experiências no ensino de ciências com o uso do cordel. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O trabalho traz a narrativa da minha trajetória de formação inicial em correlação com a influência do cordel nesse processo. Esse estudo propõe como objetivos identificar, por meio da reflexão crítica e sensível acerca da minha história de vida, os impactos que as minhas experiências e vivências tiveram na construção da identidade profissional docente, refletindo sobre o papel das crenças e saberes experienciais nesta construção, conhecendo também o papel assumido pela poesia, em especial o Cordel, na composição dos saberes da docência, ressignificando experiências pessoais, vividas na trajetória de vida, que implicam nos processos de desenvolvimento da autonomia e protagonismo, na construção do Ser Educador. A metodologia adotada, refere-se a uma pesquisa narrativa autobiográfica (LIMA et al, 2015). Nesse contexto, problematizo o meu percurso de formação buscando contextualizar e analisar, por meio da narrativa, as influências relacionadas à construção da profissão, repensando sobre as vivências escolares, a relação da família e da Literatura de Cordel na minha construção sociocultural, narrando minha história no caminho pela docência. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual, a fonte de dados foi feita mediante as anotações, observações, entrevistas e os diários de bordo com anotações em função das experiências vividas nas disciplinas pedagógicas, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e nos projetos que envolviam a Literatura de Cordel (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Nesse sentido, a descrição das experiências está organizada por tópicos, dessa forma, cada seção contém um tema central e uma fase do meu processo de formação contando a história envolvida naquela etapa da minha vida. Ao narrar as trilhas percorridas juntamente com as vivências experimentadas nesse meu trajeto de autoformação, encarei uma reflexão-crítica elaborada a partir da minha formação docente em contra ponto com as minhas vivências com o cordel. Sendo assim, conforme essa abordagem de pesquisa, almejo contribuir para ressignificação dos processos de aprendizagem na construção do Ser Educador, da identidade profissional e de saberes da docência. No geral, a Literatura de Cordel como instrumento didático que potencializa e contribui na sala de aula, revelou-se um grande aliado no mundo da educação, pois a poesia não só inspira, mas também liberta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69807
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_kcbrocha.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.