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Type: Dissertação
Title: A santa negra dos Inhamuns: um estudo das performances que atualizam o culto à escrava Marciana em Planalto, Arneiroz, Ceará
Title in English: The slave saint of Inhamuns: a study of the performances that update the cult to slave Marciana in Planalto, Arneiroz, Ceará
Authors: Mendes, Edilberto da Silva
Advisor: Oliveira, Catarina Tereza Farias de
Keywords: Canonização espontânea;Performance;Memória;Comunicação;Spontaneous canonization;Performance;Memory;Communication;Igreja Católica - Planalto (Arneiroz, CE);Escravas - Planalto (Arneiroz, CE) - Biografia;Teatro e sociedade - Planalto (Arneiroz, CE);Religiosidade;Planalto (Arneiroz, CE) - Usos e costumes religiosos
Issue Date: 2010
Citation: MENDES, Ediberto da Silva. A santa negra dos Inhamuns: um estudo das performances que atualizam o culto à escrava Marciana em Planalto, Arneiroz, Ceará. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa empreende uma análise das práticas que atualizam o culto a Santa Marciana, no distrito de Planalto, município de Arneiroz, Ceará. Marciana é um caso característico de canonização espontânea, conceito de Paul Zumthor para definir o fenômeno pelo qual certos indivíduos são considerados santos e se tornam alvo de devoção sem o aval da Igreja Católica. A partir do pressuposto de que a performance é um lugar privilegiado de articulação da memória social, a pesquisa investiga as práticas corporais e cerimoniais articuladas pela população de Planalto no sentido de atualizar e perpetuar esse culto. Entendendo que as imagens evocadas do passado servem para legitimar a ordem social presente, busca explicitar os sentidos imbricados no esforço da comunidade de Planalto para manter viva a fé em Marciana.
Abstract: This study presents and analyses the performances related to the cult of Saint Marciana in Planalto, Arneiroz, Ceará. Marciana is a typical case of spontaneous canonization as Paul Zumthor defines the phenomenon by which certain individuals are considered saints and receive worship without the official recognition of the Catholic Church. Assuming that performance is a privileged place to articulate social memory, the research investigates the ceremonial and bodily practices through which people at Planalto update this cult. Understanding that evoked images of the past can legitimize the present social order, the research speculates on the meanings implied in the community´s effort to keep the cult of Marciana alive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/697
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