Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69732
Type: | TCC |
Title: | Tendências da utilização do lúdico no ensino de ciências e biologia: uma análise documental dos trabalhos publicados no VIII ENEBIO |
Authors: | Rocha, Guilherme Élder Rodrigues |
Advisor: | Gallão, Maria Izabel |
Keywords: | Ludicidade;Métodos alternativos;Docência;Estratégias lúdicas |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ROCHA, Guilherme Élder Rodrigues. Tendências da utilização do lúdico no ensino de ciências e biologia: uma análise documental dos trabalhos publicados no VIII ENEBIO. 2022. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Ciências e Biologia lida constantemente com inúmeros desafios, como a necessidade de explicar uma grande quantidade de processos naturais complexos e de lidar com um vocabulário distante da realidade do aluno. Dessa forma, muitos professores nessa área buscam por métodos alternativos que tornem o ensino mais atrativo e próximo do estudante. Com isso, se destaca o lúdico como um processo amplo de sentidos e com múltiplas potencialidades no ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar as tendências na utilização do lúdico no ensino de Ciências e Biologia por meio de uma análise documental da oitava edição do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Desse modo, a metodologia do trabalho foi classificada como uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, cuja interpretação dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Assim, foi feito inicialmente uma leitura flutuante de 133 trabalhos, sendo excluídos da análise 73 destes por não se encaixarem nos critérios de seleção estabelecidos. Posteriormente, foi feito o processo de categorização dentro de 7 tópicos de análise, estratégias lúdicas; objetivos e resultados das propostas lúdicas; temas e assuntos mais abordados; dificuldades no ensino lúdico; formas de avaliação; localidade dos trabalhos; níveis e modalidades de ensino. Os resultados da análise indicaram os jogos e os modelos didáticos como as estratégias lúdicas mais utilizadas, mas revelou uma grande diversidade de formas na compreensão do papel do lúdico no ensino de Ciências e Biologia, com mais de 20 tipos de estratégias diferentes. Além disso, essa multiplicidade na compreensão do lúdico também se destacou nos diversos objetivos de ensino e formas de avaliação, tendo em vista as potencialidades do lúdico em promover criatividade, sensibilização e dinamicidade para as aulas de maneira a possibilitar o desenvolvimento do aluno em diversos âmbitos, como o social, o cognitivo e o afetivo. |
Abstract: | The teaching of Science and Biology constantly deals with numerous challenges, such as the need to explain a large number of complex natural processes and to deal with a vocabulary that is far from the student's reality. In this way, many teachers in this area seek alternative methods that make teaching more attractive and closer to the student. With this, the ludic stands out as a broad process of meanings and with multiple potentialities in teaching. In this sense, this work aims to evaluate trends in the use of playful activities in Science and Biology teaching through a documental analysis of the eighth edition of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO). Thus, the work methodology was classified as quali-quantitative and exploratory research, whose data interpretation was done through content analysis. Thus, an initial reading of 133 works was carried out, 73 of which were excluded from the analysis because they did not fit the established selection criteria. Subsequently, the categorization process was carried out within 7 topics of analysis, playful strategies; objectives and results of the ludic proposals; most discussed topics and subjects; difficulties in ludic teaching; forms of evaluation; location of works; levels and modalities of teaching. The results of the analysis indicated games and didactic models as the most used ludic strategies, but revealed a great diversity of ways in understanding the role of ludic in Science and Biology teaching, with more than 20 different types of strategies. In addition, this multiplicity in understanding the ludic also stood out in the various teaching objectives and forms of evaluation, in view of the potential of the ludic in promoting creativity, awareness and dynamism for the classes in order to enable the development of the student in different areas, such as social, cognitive and affective. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69732 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_gerrocha.pdf | 748,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.