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Tipo: Tese
Título: Invenção autoral nas bordas dos livros: os escritores brasileiros na Coleção Livros do Brasil (1940 – 1970)
Autor(es): Oliveira, Gilberto Gilvan Souza
Orientador: Lucas, Meize Regina de Lucena
Palavras-chave: Literatura brasileira;Coleção Livros do Brasil;Livros do Brasil;Autoria
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Gilberto Gilvan Souza. Invenção autoral nas bordas dos livros: os escritores brasileiros na Coleção Livros do Brasil (1940 – 1970). Orientador: Meize Regina de Lucena Lucas. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós- Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta tese analisa os dispositivos editoriais criados para as obras dos escritores brasileiros em seus itinerários através do atlântico, entre Brasil e Portugal, a partir das relações estabelecidas pela Livraria José Olympio Editora (Rio de Janeiro - Brasil), Editora Globo (Porto Alegre - Brasil) e Livros do Brasil (Lisboa - Portugal), entre 19440 a 1970. Objetiva-se compreender o significado da Coleção Livros do Brasil, pertencente ao selo editorial Livros do Brasil, de Sousa Pinto, atentando para a construção de autorias a partir da publicação de escritores como Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego e Gilberto Freyre no mercado editorial português. Para tanto, a investigação dá-se metodologicamente por meio da história do livro, utilizando como base teórica autores como Robert Darnton (2010), Roger Chartier (2014), Maria Rita de Almeida Toledo (2020) e Nuno Medeiros (2018). Podemos considerar, pois, que a circulação da literatura brasileira em Portugal editada pela Livros do Brasil ampliou a circulação dos escritores brasileiros no cenário transatlântico e em circuitos internacionais, mesmo se tratando de países de língua portuguesa. Ademais, consolidou e sedimentou camadas de marcas de autorias, uma vez que a coleção inventou leitores, inventariando títulos e autores a partir de condições e estratégias específicas.
Abstract: This thesis analyzes the editorial devices created for Brazilian writers in their itineraries throughout the Atlantic, between Brazil and Portugal, from the relationship established by Livraria José Olympio Editora (Rio de Janeiro – Brazil), Editora Globo (Porto Alegre – Brazil) and Livros do Brasil (Lisbon – Portugal) between 1940 and 1970. Thus, the objective of this study is to comprehend the meaning of Coleção Livros do Brasil (Books of Brazil Collection) which belongs to Sousa Pinto’s publishing house Livros do Brasil, focusing on the development of authorship through the publishing of writers like Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego and Gilberto Freyre in the Portuguese publishing market. For this purpose, the investigation is methodologically built through the story of the book, whose theoretical basis is founded on authors like Robert Darnton (2010), Roger Chartier (2014), Maria Rita de Almeida Toledo (2020), and Nuno Medeiros (2018). Therefore, one can conclude that the propagation of Brazilian literature in Portugal, edited by Livros do Brasil, expanded the presence of Brazilian writers both in the Transatlantic scenario and in other international circuits, even in Portuguese-speaking countries. Besides, this process consolidated and sedimented layers of authorship marks, since the collection inventoried works and authors from specific conditions and printing and typographical strategies
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69696
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