Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado, Eliane Dayse Pontes-
dc.contributor.authorAguiar, Leda Maria Justino de-
dc.date.accessioned2022-12-07T21:53:05Z-
dc.date.available2022-12-07T21:53:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAGUIAR, Leda Maria Justino de. Família e escola, educação e aprendizagem e formação cidadã: o caso do Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima – Unidade II, Fortaleza (CE), 02/21 à 10/2022. Orientadora: Eliane Dayse Pontes Furtado. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69680-
dc.description.abstractThe present research investigates the contribution of the Family-School relationship in the Education and Learning process, from the perspective of a Citizen Formation, in a Child Education Center of the Municipality of Fortaleza. This was developed in Infant IV, which covers children aged between 4 and 5 years old. It is a qualitative, descriptive, explanatory and semi-structured research, where we use the case study as a design, as well as the conception of dialectical historical materialism, since we use subjectivity to give voice to the subjects. The text is structured in an Introduction and in three interdependent topics: The first deals with the relationship between the Family-School; the second has as its theme Education, Learning and Citizen Training and the third deals with the analysis of the data found. The theoretical framework is composed of works by theorists who deal with the subject, such as Delgado (2006), Enguita (1989), Freire (1984, 1987, 1993), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Prado (2011), Piaget (1984, 2007), Vygotsky (1988), Witter (2011), Romanelli e Zago (2000), Mogarro e Matins (2008), among others. This research explains how education and learning in the most varied spaces of coexistence influence the formation of the subject and the construction of the individual. Having these as one of the central pillars for citizen training, where a partnership between the Family and the School becomes necessary. First, a bibliographic research was carried out and then a field research with the parents/guardians of the student, the pedagogical coordinator and the teachers, to obtain the results. In order to reach these, we find out how the following guidelines occur: How the relationship between school and family, education and learning takes place and how they contribute to a citizen formation. At the end of this research, we obtained enlightening answers about the Family-School relationship in the Education and Learning process for a citizen education in the early childhood education center under study. Therefore, we conclude that the Family and School relationship is of fundamental importance, given that, both institutions are part of children's lives, which are an environment for socialization and consequently the union of both favors the process of Education and Learning in the perspective of a citizen formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem e formação cidadãpt_BR
dc.titleFamília e escola, educação e aprendizagem e formação cidadã: o caso do Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima – Unidade II, Fortaleza (CE), 02/21 à 10/2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa, investiga qual a contribuição da relação Família-Escola no processo de Educação e Aprendizagem, na perspectiva de uma Formação Cidadã, em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Esta foi desenvolvida no infantil IV, que abrange crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade. É uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, explicativa e semiestruturada, onde utilizamos o estudo de caso como delineamento, bem como, a concepção do materialismo histórico dialético, já que usamos a subjetividade para dar voz aos sujeitos. O texto está estruturado em: uma Introdução e em três tópicos interdependentes: O primeiro aborda a relação entre a Família–Escola; o segundo tem como temática Educação, Aprendizagem e Formação Cidadã e o terceiro trata da análise dos dados encontrados. O referencial teórico é composto por obras de teóricos que tratam do assunto, tais como: Delgado (2006), Enguita (1989), Freire (1984, 1987, 1993), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Prado (2011), Piaget (1984, 2007), Vygotsky (1988), Witter (2011), Romanelli e Zago (2000), Mogarro e Matins (2008), dentre outros. Essa pesquisa explana como a educação e a aprendizagem nos mais variados espaços de convivência influenciam na formação do sujeito e na construção do indivíduo. Tendo estes, como um dos pilares centrais para a formação cidadã, onde se torna necessário a parceria entre a Família e a Escola. Primeiramente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e em seguida a pesquisa de campo com os pais/responsáveis pelo aluno (a), a coordenadora pedagógica e as professoras, para obtermos os resultados. A fim de chegarmos a estes, averiguamos como ocorre as seguintes pautas: Como se dá a relação escola e família, educação e aprendizagem e como estas contribuem para uma formação cidadã. Ao final desta pesquisa obtivemos as respostas esclarecedoras da relação Família- Escola no processo de Educação e Aprendizagem para uma formação cidadã no centro de educação infantil em estudo .Portanto concluímos que, é de fundamental importância a relação Família e Escola, haja vista que, ambas instituições fazem parte da vida das crianças, sendo estas um ambiente de socialização e consequentemente a união de ambas favorecem o processo de Educação e Aprendizagem na perspectiva de uma formação cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_lmjaguiar.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.