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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69627
Tipo: | Dissertação |
Título : | Modelagem LUTI das decisões locacionais de diferentes grupos socioeconômicos: determinantes e inter-relações |
Autor : | Assis, Rebeca Froés de |
Tutor: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palabras clave : | Transporte - Aspectos sociais;Acessibilidade;Uso do solo - planejamento;Planejamento urbano;Transporte - Planejamento |
Fecha de publicación : | 11-nov-2021 |
Citación : | ASSIS, R. F. Modelagem LUTI das decisões locacionais de diferentes grupos socioeconômicos: determinantes e inter-relações. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 |
Resumen en portugués brasileño: | Em comparação à modelagem tradicional de transportes, os modelos operacionais LUTI exploram as dinâmicas inerentes ao uso do solo, buscando simular decisões locacionais a partir de mudanças nos níveis de acessibilidade. A lógica por trás dessa associação é que lugares mais acessíveis se tornam mais atrativos e, por isso, possuem mais chances de se desenvolverem em termos de ocupação do território. Na prática, esse tipo de dinâmica pode envolver diversos processos socioespaciais, tais como segregação e fragmentação, em virtude das oscilações no valor do solo, que resultam do contínuo processo de distribuição da infraestrutura urbana. Nessa perspectiva, entende-se que os modelos integrados de uso do solo e de transportes podem ser empregados em avaliações ex-ante para revelar os impactos das alternativas de soluções propostas, sobretudo, do ponto de vista social. Para isso, tais ferramentas analíticas devem ser minimamente capazes de reconhecer e simular não só as principais relações entre os subsistemas urbanos, como também os processos e fenômenos inerentes a cada um. Diante disso, o presente trabalho se propõe a discutir se tais modelos representam e simulam adequadamente as determinantes e as inter-relações das decisões locacionais de diferentes grupos socioeconômicos, considerando o papel catalisador das intervenções em transportes nas dinâmicas urbanas. Inicialmente, buscou-se consolidar representações conceituais tanto desse processo decisório, como das inter-relações supracitadas, reconhecendo que o padrão de uso do solo advém das escolhas de localização de famílias e firmas. Esses esforços fundamentaram a crítica a uma plataforma LUTI quanto à sua capacidade de simular processos socioespaciais, o que é realizado através de uma etapa de verificação do modelo operacional à luz das representações elaboradas. Em seguida, também se discutiu sobre quais indicadores ou dados podem ser utilizados para representar os valores assumidos pelas variáveis pré-estabelecidas, de modo a facilitar a aplicação pretendida. Ao final, concluiu-se que mesmo plataformas consolidadas podem falhar na simulação de processos socioespaciais decorrentes de intervenções no subsistema de transportes, principalmente quando o modelador não se apropria da ferramenta e tampouco do fenômeno. |
Abstract: | In contrast to traditional transport modeling, LUTI operational models explore land use dynamics, in order to simulate locational decisions based on changes in accessibility levels. The logic behind this association is that places with better accessibility become more attractive and, therefore, are more likely to development in terms of territorial occupation. In practice, this type of dynamic can involve many socio-spatial processes, such as segregation and fragmentation, due to land value variations which results from the continuous process of urban infrastructure distribution. From this perspective, it is understood that the adoption of such models in ex-ante evaluations should reveal the possible externalities of interventions, especially from a social point of view. Thus, they must recognize not only interactions between subsystems, but also the processes inherent to each one. Therefore, this master thesis proposes to discuss how adequately such models represent and simulate the determinants and interrelationships of different socioeconomic groups locational decisions, considering the starting role of transport interventions in urban dynamics. At first, conceptual representations about both this decision-making process and the mentioned interrelationships were consolidated, recognizing that the land use pattern comes from families and firms location choices. These efforts support the analyze of a LUTI platform regarding its ability to simulate socio-spatial processes, which is done through a verification test of the operational model considering the mentioned representations. Then, it is also discussed which indicators or data can be used to represent the pre-established variables values, facilitating the intended application. In the end, it is concluded that even consolidated platforms can fail simulating socio-spatial processes derived from interventions in the transport subsystem, especially when the planner responsible for the modeling has no knowledge about the tool or phenomenon. |
Descripción : | ASSIS, R. F. Modelagem LUTI das decisões locacionais de diferentes grupos socioeconômicos: determinantes e inter-relações. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69627 |
Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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