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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69603
Type: | TCC |
Title: | O professor de ciências e a tecnologia digital na sua prática educativa |
Authors: | Ribeiro, Thamyres Gomes |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords: | Ensino de ciências;Inovação;TIC;CTS |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | RIBEIRO, Thamyres Gomes. O professor de ciências e a tecnologia digital na sua prática educativa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A sociedade atual é altamente tecnológica, de modo que não é mais possível pensar em educação sem a utilização das tecnologias. O processo de ensino-aprendizagem também já se mostra diferente do de antigamente, pois as formas de ensinar e aprender são diferentes, isto é, o professor não é mais um simples transmissor do conhecimento. Hoje, ele é um mediador, facilitador do processo de ensino-aprendizagem e os alunos são os sujeitos ativos desse processo, deixando de serem simples receptores do conhecimento. Dessa forma, o professor precisa utilizar recursos que transformem suas aulas, de modo a instigar mais e mais a busca pelo conhecimento por parte dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, as quais vêm para colaborar com o professor, funcionando como suporte, como um recurso a mais para esse processo. Assim, este trabalho tem por objetivo mostrar o avanço da tecnologia e suas interferências na Educação, com ênfase no ensino de ciências. Além disso, busca também avaliar a dimensão do fenômeno da tecnologia em sala de aula e a formação docente para esse enfoque. Por meio de uma revisão da literatura, possibilitada pela plataforma Google Acadêmico, foram considerados os períodos de antes e pós pandemia de COVID-19, já os termos utilizados nesta pesquisa bibliográfica foram “ensino de ciências” e “tecnologia”. Os resultados demonstraram um forte crescimento de publicações de trabalhos com esse enfoque nos últimos anos. Ficou claro também que muitos professores não apresentam as habilidades necessárias à aplicação da tecnologia, principalmente no ensino de ciências de anos iniciais. Portanto, se faz necessário capacitar os futuros professores para que atuem com excelência e usufruam dos benefícios da tecnologia no ensino de ciências. Em relação aos profissionais que já atuam na área, se faz necessário ciclos de formações continuadas que fortaleçam ou construam essas habilidades e que, assim, minimizem drasticamente a quantidade de estudantes com lacunas de aprendizado no eixo CTS. |
Abstract: | Today's society is highly technological, so that it is not possible to think about education without using technologies. The teaching-learning process is also different from what it used to be, because the ways of teaching and learning are different, that is, the teacher is no longer a simple transmitter of knowledge. Today, he is a mediator, facilitator of the teaching-learning process and students are the active subjects of this process, no longer being simple recipients of knowledge. In this way, the teacher needs to use resources that transform his classes, in order to instigate more and more the search for knowledge on the part of the students, teaching dynamic, motivating, attractive classes and understanding that the available technologies help in the teaching-learning process, which come to collaborate with the teacher, functioning as support, as an additional resource for this process. Thus, this monograph aims to show the advancement of technology and its interference in Education, with emphasis on science teaching. In addition, it also seeks to assess the dimension of the phenomenon of technology in the classroom and teacher training for this approach. Through a literature review, made possible by the Google Scholar platform, the periods before and after the COVID-19 pandemic were considered, since the terms used in this bibliographical research were “science teaching” and “technology”. The results showed a strong growth in publications of works with this focus in recent years. It was also clear that many teachers do not have the necessary skills to apply technology, especially in teaching science in the early years. Therefore, it is necessary to train future teachers to act with excellence and enjoy the benefits of technology in science teaching. Regarding professionals who already work in the area, it is necessary to continue training cycles that strengthen or build these skills and, thus, drastically minimize the number of students with learning gaps in the STS axis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69603 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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