Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nobre Júnior, Ernesto Ferreira | - |
dc.contributor.author | Freitas, Gabriel Tavares de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T17:49:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-29T17:49:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, G. T. M. Software para identificação de defeitos na superfície de pavimentos rodoviários utilizando Deep Learning. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69600 | - |
dc.description | FREITAS, G. T. M. Software para identificação de defeitos na superfície de pavimentos rodoviários utilizando Deep Learning. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | The road modal is the main Brazilian transport system. However, however, problems in the country's economy, generating direct costs related to accidents, delay in cargo, impact on the economy as impact, between our transport, increase in the price of products other factors. In this case, a software that identifies, quantifies, georeferences and presents the challenges presented in asphalt routing pavements in order to contribute in the area of pavement management. For the elaboration of this software, use a Deep Learning software to learn from the exercises. A test data collection process was carried out to perform in the test on training images and videos and the neural network. In this process, studies of data sets for smartphones and data acquisition attempts were carried out, where a comparative analysis of each was performed. To assist in the validation of the results, an inventory support software was developed. This software runs on the web platform with the aim of presenting inventory information in a graphical interface, which can also serve as a support in decision making by researchers, engineers, analysts and technicians in the area of management of plans for future surveys. And, finally, the classification was carried out based on the learning to make a diagnostic detection order on the pavement. As an object of study, two classes of used objects were used: holes. Among the results generated, the best dataset obtained an accuracy of 99.89% for holes and 95.91% for patches. All results were made available in the inventory support software. Therefore, this work presents a software that detects holes and patches in paved roads through images captured from cameras or smartphones. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais (Computação) | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.title | Software para identificação de defeitos na superfície de pavimentos rodoviários utilizando Deep Learning | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O modal rodoviário é o principal sistema de transporte brasileiro. No entanto, problemas no pavimento causam um impacto direto na economia do nosso país, gerando custos relacionados a acidentes, atraso no transporte de cargas, indenização para as vítimas, aumento do preço dos produtos, entre outros fatores. Neste trabalho criou-se um software que identifique, quantifique, georreferencie e apresente os defeitos presentes em pavimentos rodoviários de revestimento asfáltico, com o intuito de contribuir na área de gerência de pavimentos. Para a elaboração deste software, utilizou-se um algoritmo de Deep Learning para o aprendizado dos defeitos. Foi realizado um processo de coleta de dados de defeitos no pavimento em imagens e vídeos para realizar o treinamento e a validação da rede neural. Neste processo, foram estruturados seis datasets envolvendo smartphones e câmeras de ação na aquisição dos dados, onde foi realizado uma análise comparativa de cada um. Para auxiliar na validação dos resultados, desenvolveu se um software de apoio ao inventário. Este software é executado na plataforma web com o intuito de apresentar as informações do inventário em uma interface gráfica, que pode também servir de apoio na tomada de decisão por parte dos pesquisadores, engenheiros, analistas e técnicos da área de gerência de pavimentos para levantamentos futuros. E, por fim, realizou-se a classificação com base no aprendizado do algoritmo a fim de automatizar a detecção de defeitos no pavimento. Como objeto de estudo, duas classes de defeitos foram utilizadas: buracos e remendos. Dentre os resultados gerados, o melhor dataset obteve uma acurácia de 99,89% para buracos e 95,91% para remendos. Todos os resultados foram disponibilizados no software de apoio ao inventário. Portanto, neste trabalho é apresentado um software que detecta de buracos e remendos em rodovias pavimentadas através de imagens capturadas de câmeras ou smartphones. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_gtmfreitas.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.