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dc.contributor.advisorSimonassi, Andrei Gomes-
dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Antonio Aires-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:23:01Z-
dc.date.available2022-11-25T18:23:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcos Antonio Aires. Resultados fiscais e eficiência da gestão pública estadual: uma análise por resultados em educação, saúde e segurança pública entre 2015 e 2019. 2022. 57f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69572-
dc.description.abstractThe study carried out an investigation into the relationship between fiscal performance and efficiency of public spending in terms of results in the area of health, education and public security, generated for the population of the 27 federative units in Brazil between 2015 and 2019. Efficient Frontier Estimation Models via the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology, it is possible to obtain a ranking of relative efficiency for the input-output ratio, where 03 fiscal indicators are considered as inputs and 03 social indicators as products: one for Health, another for Education and a last for Public Safety. The fiscal indicators are proxies of Investment, Savings and Payment Capacity measured by the STN and the result (outputs) are the Basic Education Development Index (IDEB), the Infant Mortality Rate (IMR) and the Violent Death Rate Intentions (MVI). The results show relative stability in the number of units whose efficiency indicator reached the maximum value - 4 federative units in 2015 and 3 in 2019 and allow us to infer that the states on the efficiency frontier (MG, PR, RJ, RR and RS), the with the exception of RR and RJ, were among those with the worst set of fiscal indicators analyzed. This trade-off between fiscal performance and social results alerts policymakers to define an optimal allocation of public resources that does not compromise the fiscal situation of the public sector, but that, at the same time, enables the provision of public goods and services at an adequate level, mainly in the social areas listed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesempenho Fiscalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectAnálise Envoltória de Dadospt_BR
dc.titleResultados fiscais e eficiência da gestão pública estadual: uma análise por resultados em educação, saúde e segurança pública entre 2015 e 2019pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo realizou uma investigação acerca da relação entre desempenho fiscal e retorno do gasto público em termos de resultados na área de saúde, educação e segurança pública, gerados à população das 27 unidades federativas no Brasil entre 2015 e 2019. Modelos de estimação de Fronteira Eficiente via metodologia da Análise Envoltória de Dados (DEA) permitem obter um ranking de eficiência relativa para relação insumo-resultado onde são considerados como insumos 03 indicadores fiscais e como resultados 03 indicadores sociais: um para Saúde, outro para Educação e um último para Segurança Pública. Os indicadores fiscais são proxies de Investimento, Poupança e da Capacidade de Pagamento medida pela STN e os de resultado (outputs) são o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) e a Taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Os resultados explicitam relativa estabilidade no quantitativo de unidades cujo indicador de eficiência atingiu o valor máximo - 4 unidades federativas em 2015 e 3 em 2019 e permitem inferir que os estados na fronteira de eficiência (MG, PR, RJ, RR e RS), à exceção de RR e do RJ, estavam entre aqueles com pior conjunto de indicadores fiscais analisados. Este trade-off entre desempenho fiscal e resultados sociais alerta os formuladores de política para definição de uma alocação ótima de recursos públicos que não comprometa a situação fiscal do setor público, mas que, concomitantemente, viabilize a provisão de bens e serviços públicos em nível adequado, principalmente nas áreas sociais elencadas.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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