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Type: Artigo de Evento
Title: Simulação numérica do fluxo d’água em pavimentos flexíveis compostos por diferentes misturas asfálticas
Authors: Ferreira, Wellington Lorran Gaia
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Silva Filho, Francisco Chagas da
Keywords: Pavimentos;Permeabilidade;Fluxo de água
Issue Date: 2014
Publisher: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citation: FERREIRA, W. L. G.; CASTELO BRANCO, V. T. F.; SILVA FILHO, F. C. Simulação numérica do fluxo d’água em pavimentos flexíveis compostos por diferentes misturas asfálticas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 28., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014. p. 1-12.
Abstract in Brazilian Portuguese: A água pode atingir o pavimento de diversas formas como por precipitação ou ascensão capilar. O efeito deletério da água é um dos principais fatores responsáveis pelo desgaste de pavimentos flexíveis. Um parâmetro para examinar a qualidade do pavimento com relação ao escoamento de água é a permeabilidade dos materiais que compõem as diversas camadas da estrutura. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o padrão de fluxo d’água em pavimentos flexíveis compostos por diferentes tipos de misturas asfálticas. Para isso, foi utilizado um programa que utiliza elementos finitos para modelar o fluxo d’água em um perfil hipotético de um sistema em camadas. Foram analisadas, no total, seis misturas asfálticas com diferentes percentuais de Volume de vazios (Vv): quatro com granulometria densa, sendo duas do tipo Areia Asfáltica - AA (7% e 9% de Vv) e duas do tipo Concreto Asfáltico - CA (4% e 7% de Vv), e duas com granulometria aberta do tipo Camada Porosa de Atrito - CPA (20% e 23% de Vv). Os resultados demostram que o padrão de fluxo depende não somente da permeabilidade média do material, mas também da forma como a permeabilidade está distribuída no revestimento.
Abstract: The water can reach the pavement in various ways such as by precipitation or by capillarity. The deleterious effect of water is a major factor responsible for the distresses in flexible pavements. An important parameter to verify the quality of the pavement with respect to water flow is the material permeability. In this context, this work aims to evaluate the water flow pattern in flexible pavements composed of different types of asphalt mixtures. With this purpose, a finite element program was used to model the flow of water in a hypothetical profile of a flexible pavement. Six types of asphalt mixtures with different air voids content were analyzed: four with dense gradation, two types of asphalt sand (7% and 9% air voids) and two types of asphalt concrete (4% and 7% air voids), and two types of open grade friction course mixtures (20% and 23% air voids). The results show that the flow pattern depends not only on the average permeability of the material, but also on the material permeability distribution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69543
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