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dc.contributor.authorCastro, Pedro Bastos de-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2022-11-25T14:10:12Z-
dc.date.available2022-11-25T14:10:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTRO, P. B.; BARROSO, S. H. A. Avaliação da qualidade do microrrevestimento asfáltico a frio utilizando diferentes tipos de ligantes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 1-12.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69490-
dc.description.abstractMicrosurfacing (MS) is a type of bituminous coating applied in pavement maintenance that has been successfully used in Brazil and all over the world. According to its service specification, the appropriate bituminous binder adopted in MS applications is Quick Set Polymer Modified Asphalt Emulsion (RC1C-E). However, the use of Slow Set Emulsion has been observed in some field researches , which is indicated for Slurry Seals (SS) applications, causing a reduction on the durability of the MS. The main objective of this paper is evaluate the MS behavior when using different types of bituminous binder. Results obtained in the laboratory indicated that the substitution of the binder entails an increase on surface wear and the coating cure times for release to the traffic are appreciably altered. Therefore, the importance of the previous characterization of the materials used in MS works is emphasized. Finally, a simplified field methodology was proposed to verify the emulsion quality applied in MS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectManutenção de pavimentospt_BR
dc.subjectMicrorrevestimento asfálticopt_BR
dc.subjectEmulsão asfálticapt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade do microrrevestimento asfáltico a frio utilizando diferentes tipos de ligantespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF) é um tipo de revestimento aplicado na manutenção de pavimentos que tem sido usado com sucesso no Brasil e no mundo. De acordo com suas especificações de serviço, o ligante adequado para sua utilização é a emulsão asfáltica do tipo ruptura controlada modificada por polímeros (RC1C- E). Entretanto, foi constatado em algumas inspeções de campo o emprego da emulsão asfáltica de ruptura lenta, sendo esta indicada para aplicações de Lama Asfáltica (LA), causando assim uma redução na durabilidade do MRAF. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o comportamento do MRAF quando utilizado tipos de ligante diferentes. Os resultados obtidos em laboratório indicaram que a substituição do ligante acarreta em um aumento do desgaste superficial e os tempos de cura do revestimento para liberação ao tráfego são sensivelmente alterados. Dessa forma, ressalta-se a importância da caracterização prévia dos materiais utilizados em obras de MRAF. Por fim, foi proposta uma metodologia simplificada de campo para verificação da qualidade da emulsão empregada em MRAF.pt_BR
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