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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da penetração do ligante asfáltico e do desgaste superficial de bases imprimadas
Autor(es): Almeida, Fernando Dácio de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: ALMEIDA, F. D.; BARROSO, S. H. A. Avaliação da penetração do ligante asfáltico e do desgaste superficial de bases imprimadas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 33., 2019, Balneário Camboriú. Anais... Balneário Camboriú, 2019. p. 1489-1500.
Resumo: No Brasil, geralmente utiliza-se o asfalto diluído de petróleo do tipo Cura Média (CM-30) para serviços de imprimação betuminosa. Nos últimos anos tem-se verificado uma maior restrição na utilização do CM-30, por questões ambientais e devido à própria manipulação do material betuminoso. O objetivo deste artigo foi investigar o comportamento de ligantes comerciais e alternativo para o emprego em serviços de imprimação. Foram avaliados os parâmetros de penetração e desgaste superficial de uma base imprimada, usando-se: (i) um ligante comercial de referência CM-30; (ii) um ligante alternativo produzido em laboratório a partir da mistura de um CAP com óleo vegetal e (iii) dois ligantes comerciais. De forma geral, o ligante alternativo apresentou resultados promissores quando comparado aos ligantes de referência e comerciais para todos os parâmetros avaliados. Concluiu-se que o ligante alternativo pode representar uma alternativa ambientalmente mais autossustentável por utilizar óleo vegetal como solvente.
Abstract: In Brazil, Cutback Medium Cure (CM-30) is generally used for prime coat services. In recent years there has been a greater restriction in the use of this CM-30, due to environmental issues and due to the very manipulation of the bituminous material. The objective of this article was to investigate the behavior of commercial and alternative binders for employment in prime coat services. The penetration and surface wear parameters of a primed base were evaluated, using: (i) a CM-30 commercial reference binder; (ii) an alternative binder produced in the laboratory from of the blend of a CAP with vegetable oil and (iii) two commercial binders. In general, the alternative binder presented promising results when compared to reference and commercial ligands for all parameters evaluated. It was concluded that the alternative binder may represent an environmentally more self- sustaining alternative to using vegetable oil as solvent.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69489
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