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Tipo: Artigo de Evento
Título : Disponibilidade e qualidade dos dados para avaliação das condições de mobilidade urbana sustentável
Autor : Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
Pinheiro, Ana Maria Guerra Serafico
Sorratini, José Aparecido
Macêdo, Márcia Helena
Silva, Antônio Nelson Rodrigues da
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : AZEVEDO FILHO, M. A. N. et al. Disponibilidade e qualidade dos dados para avaliação das condições de mobilidade urbana sustentável. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011. p. 1-12.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo apresenta os resultados da avaliação da disponibilidade e qualidade dos dados para o cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) em quatro cidades: Belém, PA, Curitiba, PR, Goiânia, GO e Uberlândia, MG. Trata-se da primeira etapa de uma ampla pesquisa que visa aplicar o índice em cidades das várias regiões do Brasil. Os resultados encontrados não apontam maiores problemas para obtenção dos dados para seu cálculo no curto prazo. As situações mais desfavoráveis ficaram por conta do domínio “Modos Não- Motorizados” e do tema “Diversificação Modal”, incluído no domínio “Sistemas de Transporte Urbano”. A dificuldade está na necessidade de levantamentos sobre as características das viagens urbanas. A maior disponibilidade de dados no curto prazo não implica, no entanto, na boa qualidade da informação. Mesmo assim, apenas o domínio “Aspectos Ambientais” ficou com classificação média. Pesaram nesta última classificação as dificuldades para obtenção de dados sobre poluição atmosférica e sonora.
Abstract: This paper contains the results of an evaluation of data availability and data quality aiming at the application of the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM) in four cities: Belém, PA, Curitiba, PR, Goiânia, GO, and Uberlândia, MG. This is a first phase of a research effort for the application of the index to cities of all Brazilian regions. No significant problems were found in the acquisition of data for the index calculation in the short term. The worst conditions were related to the domain “Non-motorized Modes” and to the theme “Diversity of Transportation Modes”, which is part of the domain “Urban Transit Systems”. The difficulty is essentially the non-existence of detailed information about the urban trips. The short term data availability, however, does not mean that the quality of the information is good. Even though, only the domain “Environmental Aspects” was classified as regular, mainly due to the difficulties in gathering data of noise and air pollution.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69486
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