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dc.contributor.authorFreitas, Felipe Araújo Colares de-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorAllen, David Henry-
dc.date.accessioned2022-11-25T14:08:34Z-
dc.date.available2022-11-25T14:08:34Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFREITAS, F. A. C.; SOARES, J. B.; ALLEN, D. H. Determinação experimental de parâmetros de dano viscoelásticos em misturas asfálticas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 19., 2005, Recife. Anais... Recife, 2005. p. 1-12.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69481-
dc.description.abstractCracking of pavement asphaltic layers is known to be one of the major distresses in roadways. Recent studies related to this phenomena have used micromechanics models based on the Theory of Fracture Mechanics and Continuum Mechanics. These studies use phenomenological models of damage evolution due to the difficulty in performing reduced scale tests. This paper presents a laboratorial procedure based on a micromechanical cohesive zone model for the determination of viscoelastic damage parameters for asphaltic mixtures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleDeterminação experimental de parâmetros de dano viscoelásticos em misturas asfálticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trincamento das camadas asfálticas de revestimentos em pavimentos é apontado como um dos principais defeitos em rodovias. Estudos recentes sobre esse fenômeno têm utilizado modelos micromecânicos baseados na Teoria da Mecânica da Fratura e na Mecânica do Contínuo. Esses estudos se utilizam de modelos fenomenológicos de evolução de dano devido à dificuldade de realização de ensaios em escalas reduzidas. Este artigo apresenta um procedimento experimental baseado no modelo de zona coesiva micromecânico para a determinação de parâmetros de dano viscoelásticos em misturas asfálticas.pt_BR
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