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Type: Artigo de Evento
Title: Effectiveness of Dominant Aggregate Size Range-Interstitial Component (DASR-IC) criteria for evaluate rutting performance of brazilian asphalt mixtures
Authors: Ferreira, Jorge Luis Santos
Bastos, Juceline Batista dos Santos
Soares, Jorge Barbosa
Keywords: Engenharia de transportes
Issue Date: 2016
Publisher: Encontro de Asfalto
Citation: FERREIRA, J. L. S.; BASTOS, J. B. S.; SOARES, J. B. Effectiveness of Dominant Aggregate Size Range-Interstitial Component (DASR-IC) criteria for evaluate rutting performance of brazilian asphalt mixtures. In: ENCONTRO DE ASFALTO, 22., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2016. p. 1-9.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tradicionalmente, os métodos de dosagem de misturas asfálticas não consideram de maneira explícita o papel dos agregados em seu desempenho de campo. Sabe-se que um defeito típico das idades iniciais de um revestimento asfáltico é a deformação permanente, a qual é fortemente influenciada pelas características dos agregados, sobretudo a sua granulometria. O presente trabalho é focado em uma abordagem para avaliação e seleção granulométrica que visa auxiliar a composição de um esqueleto pétreo com intertravamento e estabilidade suficientes para resistir à deformação permanente, denominada DASR – IC model [denominada no Brasil como método de Faixa de Agregados Dominantes (FAD)]. Busca-se verificar a eficácia de determinados critérios propostos para 3 parâmetros do DASR – IC model em onze misturas asfálticas brasileiras. A resistência à deformação permanente foi expressa pelo Flow Number (FN), obtido no ensaio uniaxial de carga repetida. Pode-se concluir que a porosidade FAD (DASR porosity), relacionada à porção graúda dos agregados, consegue estimar satisfatoriamente a resistência à deformação permanente das misturas asfálticas, caracterizando-se como o principal parâmetro do método FAD. Os demais parâmetros avaliados, quais sejam, Fator de Ruptura [Disruption Factor (DF)] e Fração de Agregados Miúdos [Fine Aggregate Ratio (FAR)] caracterizaram-se como parâmetros secundários que complementam as análises e levam em consideração a porção miúda dos agregados. Todos os intervalos recomendados (critérios) para esses parâmetros mostraram-se adequados e podem levar a um projeto consciente de curvas granulométricas visando reduzir à suscetibilidade à deformação permanente na mistura asfáltica em campo.
Abstract: Traditionally, asphalt mixtures design methods do not explicitly consider the role of aggregates in field performance. A typical distress of early ages in asphalt layers is permanent deformation, which is remarkably influenced by the characteristics of the aggregates, especially gradation. This work is focused on an approach to evaluation and gradation selection that aims to help the composition of a mineral skeleton with proper interlocking and stability to resist to rutting, called DASR - IC model [denoted in Brazil as Faixa de Agregados Dominantes (FAD)]. The aim is to verify the effectiveness of criteria proposed to 3 DASR - IC model parameters in eleven Brazilian asphalt mixtures. The Flow Number (FN) from uniaxial repeated load test expresses the resistance to permanent deformation. It was concluded that the DASR porosity, related to the coarse aggregates, can satisfactorily estimate the resistance to permanent deformation of asphalt mixtures, being the main DASR – IC model parameter. Other parameters such as Disruption Factor (DF) and Fine Aggregate Ratio (FAR) were characterized as secondary parameters that complement the analysis and take into account the fine portion. All recommended ranges (criteria) for these parameters are suitable and could lead to a rational gradation selection to reduce the susceptibility to permanent deformation in asphalt mixtures in the field.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69476
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