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Tipo: Artigo de Evento
Título : Estudo da aplicabilidade de borra oleosa asfáltica pura como material para pavimentos de baixo volume de tráfego
Autor : Casagrande, Michéle Dal Toé
Nascimento, Daniel Rodrigues do
Lima, Cícero de Souza
Soares, Jorge Barbosa
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : SOARES, J. B. et al. Estudo da aplicabilidade de borra oleosa asfáltica pura como material para pavimentos de baixo volume de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-10.
Resumen en portugués brasileño: As refinarias são responsáveis pela maior parte dos resíduos gerados na indústria petrolífera, dos quais se destacam os produtos acumulados no fundo dos tanques, como o resíduo de cimento asfáltico de petróleo, conhecido como borra oleosa asfáltica pura, objeto de estudo desta pesquisa. O presente trabalho visa avaliar o uso deste resíduo como material componente das camadas de revestimento asfáltico para pavimentos de baixo custo, tendo suas características comparadas às do CAP convencional, através de misturas do tipo concreto asfáltico. Foram analisados parâmetros de viscosidade e temperaturas de compactação e usinagem, bem como o comportamento mecânico das misturas, por meio de ensaios de módulo de resiliência e resistência à tração. Verificou-se o potencial de uso da borra oleosa asfáltica pura como ligantes em camadas de revestimento asfáltico para pavimentos de baixo volume de tráfego, possibilitando uma destinação mais nobre deste material, tanto no ponto de vista ambiental quanto sócio-econômico.
Abstract: The refineries are responsible for great part of the residues produced in the petroleum industry. Among the residues, an important one is the asphalt binder oil residue, accumulated in the bottom of the tanks, which is the object of this research. The present study aims to evaluate the use of the asphalt oil residue as a binder for asphalt layers used in low cost pavements, comparing the results with conventional asphalt binders used in hot asphalt mixes. Parameters of viscosity and temperatures were evaluated, as well as the mechanical behavior of the mixtures, using resilient modulus and indirect tensile strength tests. The results indicate the potential of this material to be used in asphalt pavements for low traffic roads, allowing an economic and environmental correct use of the residue.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69438
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