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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69430
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Estudo do comportamento mecânico de misturas de solo e escória de aciaria para aplicação na construção rodoviária na região metropolitana de Fortaleza |
Autor : | Parente, Everton Bezerra Boavista, Alvaro Holanda Soares, Jorge Barbosa |
Palabras clave : | Engenharia de transportes |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citación : | PARENTE, E. B.; BOAVISTA, A. H.; SOARES, J. B. Estudo do comportamento mecânico de misturas de solo e escória de aciaria para aplicação na construção rodoviária na região metropolitana de Fortaleza. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 17., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p. 1-8. |
Resumen en portugués brasileño: | A escória de aciaria é um resíduo sólido da produção do aço utilizado na construção civil. Para cada tonelada de aço produzido têm-se 15% em peso de escória de aciaria como material de descarte. Com o objetivo de utilizar o material na construção rodoviária, este agregado siderúrgico pode ser adicionado ao solo para utilização na construção de bases e subbases estabilizadas granulometricamente. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo principal avaliar o comportamento mecânico de misturas de solo e escória de aciaria a partir de resultados de ensaios triaxiais cíclicos e CBR. Nas misturas de solo-escória foi analisada a influência de se considerar diferentes percentuais de escória no processo de estabilização granulométrica. Foram também estudadas misturas de solo-brita para fins de comparação com as misturas solo- escória. Foram verificadas a influência do teor de escória no módulo de resiliência e CBR das misturas e a comparação destes parâmetros com os obtidos para as misturas compostas com brita. |
Abstract: | The steel-slag is a solid byproduct of the steel production that has been used in the construction industry. For every ton of steel produced, there is 15% by weight of steel-slag. Meaning to use the material on roadways, this byproduct has been used as an aggregate mixed with natural soil for stabilized bases and subbases on pavements. This paper presents the results of a research under development to evaluate the mechanical behavior of soil and steel-slag mixtures by means of the dynamic triaxial and CBR tests. The effect of different percentages of steel- slag was analyzed with respect to the effectiveness in the stabilization. Mixtures of soil and crushed stone were also analyzed for comparison purposes. The effect of the steel-slag content on the resilient modulus and the CBR was studied. These same parameters were compared to the results of the mixture with crushed stone considering the same material contents. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69430 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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