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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69425
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Efeito do tráfego no dimensionamento de pavimentos asfálticos utilizando dados de pedágio |
Autor(es): | Mota, Rafael Vicente Bosso, Mariana Bessa, Iuri Sidney Vasconcelos, Kamilla Lima Bernucci, Liedi Légi Bariani |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | BESSA, I. S. et al. Efeito do tráfego no dimensionamento de pavimentos asfálticos utilizando dados de pedágio. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 1230-1241. |
Resumo: | Devido à relevância do tráfego e à complexidade de estudar a interação dos diversos tipos de veículos com o pavimento, este trabalho objetivou avaliar o efeito das diferentes considerações acerca de dados de pedágio na caracterização do tráfego e no dimensionamento de pavimentos asfálticos. Foram estabelecidas para tal quatro combinações de caminhões, seguindo a categorização do pedágio, e calculou-se o número de repetições de solicitações do eixo padrão (número N). Em seguida, as solicitações foram projetadas para um período de 15 anos e comparadas, obtendo-se uma diferença maior que 100%. Por fim, dimensionaram-se diferentes pavimentos para verificar quais estruturas suportam os N obtidos. Como resultado, observou-se que há distinção na espessura na camada de revestimento das estruturas para as diferentes considerações feitas. Concluiu-se que a caracterização do tráfego, utilizando dados de pedágio, pode acarretar em considerações distintas, e que a contagem classificatória de veículos é essencial para a correta categorização. |
Abstract: | Due to the traffic relevance and the complexity of studying the interaction of different types of vehicles with the pavement, this study aimed to evaluate the effect of different considerations about toll data in the traffic characterization and in the asphalt pavement design. In order to do this, four trucks combinations were established following the toll plaza characterization, and the number of equivalent single axle loads (ESALs) were calculated. Then, the solicitations were projected to a period of 15 years and compared, getting a difference higher than 100%. Then, different pavements were designed to verify which structures sustain the number of ESALs calculated. As a result, a distinction in the asphalt layer thickness were observed for the different considerations made. In conclusion, the traffic characterization using toll data may lead to distinct considerations, and the vehicle classificatory counting is essential to a correct categorization. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69425 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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