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Tipo: Artigo de Evento
Título : Análise de propriedades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas a frio com emulsão asfáltica e cimento Portland e a influência de cada material
Autor : Almeida, Letícia Rezende de
Bessa, Iuri Sidney
Vasconcelos, Kamilla Lima
Bernucci, Liedi Légi Bariani
Beja, Igor Amorim
Chaves, José Mário
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : BESSA, I. S. et al. Análise de propriedades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas a frio com emulsão asfáltica e cimento Portland e a influência de cada material. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 28., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014. p. 1-12.
Resumen en portugués brasileño: Na área de pavimentação asfáltica, diversas técnicas de reciclagem de materiais antigos surgem com o objetivo de diminuir a exploração da natureza. Entre os materiais alternativos que vêm sendo utilizados, pode-se destacar o material fresado, que pode ser incorporado a outros materiais, como o cimento Portland e a emulsão asfáltica, para dar origem a novas camadas de pavimento. Apesar do uso crescente de misturas asfálticas recicladas a frio, esse tipo de mistura não possui uma metodologia padrão de projeto devido, em grande parte, à falta de conhecimento específico da influência de cada um dos materiais presentes e da interação entre eles. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o comportamento desses dois materiais (cimento e emulsão) nessas misturas, baseando-se na literatura e em propriedades físicas e mecânicas de amostras compactadas em laboratório. Os resultados mostram que as propriedades melhoram com a adição de cimento enquanto que a emulsão tende a alterar o tipo de ruptura das misturas.
Abstract: In the pavement engineering practice, new techniques of recycling of old materials have been developed in order to decrease the exploration of natural resources. Among the alternative materials that have been used, there is the RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), which can be incorporated to other materials, such as Portland cement and asphalt emulsion, to produce new layers of pavement. Despite increasing use of cold recycling asphalt mixes, there is lack of consensus on the best methodology to design this type of asphalt mix, which is mainly credited to the lack of specific knowledge on the influence of each one of its constituents and the interaction among them. This paper has the main objective of evaluating the behavior of the materials involved in the mixes, based on the literature and on mechanical and volumetric properties. The results show that the properties are improved with the cement addition, whereas the emulsion tends to change the type of failure of the mixes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69424
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