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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69423
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Comportamento mecânico de camadas de bases granular e tratada com cimento em rodovia de tráfego muito pesado |
Autor : | Andrade, Lucas Rodrigues de Kuchiishi, André Kazuo Bessa, Iuri Sidney Vasconcelos, Kamilla Lima Bernucci, Liedi Légi Bariani Beja, Igor Amorim Chaves, José Mário |
Palabras clave : | Trecho experimental;Camada de base;Brita graduada simples;Brita graduada tratada com cimento;Retroanálise |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citación : | BESSA, I. S. et al. Comportamento mecânico de camadas de bases granular e tratada com cimento em rodovia de tráfego muito pesado. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2015. p. 148-159. |
Resumen en portugués brasileño: | É uma tendência atual a utilização de pistas-testes para avaliação de materiais e métodos usados na execução de pavimentos, sob condições reais de clima e tráfego. Há no mundo inúmeros programas de monitoramento de pistas-testes que vem contribuindo significativamente para o avanço da tecnologia dos pavimentos. Seguindo esta corrente, o presente artigo se propõe a avaliar o desempenho de dois segmentos de um trecho experimental executado na Rodovia Fernão Dias (BR-381). Através do monitoramento usando Falling Weight Deflectomer (FWD) e execução de retroanálises, buscou-se avaliar o comportamento mecânico de um pavimento flexível executado com base de Brita Graduada Simples (BGS), e um pavimento semirrígido executado com Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC). A influência do tráfego relativa ao dano causado sobre o pavimento foi avaliada comparativamente entre os segmentos de pavimento flexível e semirrígido. |
Abstract: | The use of test roads is a current tendency to evaluate materials and methods applied in pavement construction, under weather and traffic real conditions. There are worldwide several test roads monitoring softwares, which significantly contribute to pavement technology development. Therefore, this paper goal is to evaluate the performance of two sections located at a test road in Fernão Dias Highway (BR-381). Through Falling Weight Deflectomer (FWD) monitoring and backcalculation methods, the main purpose was to evaluate the mechanical performance of a flexible pavement, built with base of crushed stone, and a semi-rigid pavement, built with base of cement-treated Crushed Stone. The traffic influence related to the pavement damage was comparatively evaluated between the flexible and semi-rigid pavement sections. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69423 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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