Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69377
Tipo: Artigo de Evento
Título : Transcoot: uma interface lógica para modelar e georeferenciar dados dinâmicos do tráfego urbano
Autor : Meneses, Hamifrancy Brito
Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : MENESES, H. B.; CARVALHO, L. E. X.; LOUREIRO, C. F. G. Transcoot: uma interface lógica para modelar e georeferenciar dados dinâmicos do tráfego urbano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 17., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p. 1-10.
Resumen en portugués brasileño: A gestão do tráfego urbano requer um conhecimento contínuo e sistêmico dos deslocamentos urbanos, o que demanda um esforço periódico e custoso de coleta e tratamento de dados. Uma alternativa mais eficiente consiste em sistemas de Controle do Tráfego em Área (CTA), que também coletam, modelam e armazenam dados de tráfego. Contudo, estes sistemas normalmente não disponibilizam mecanismos eficazes de consulta a sua base de dados, tendo em vista sua ênfase na programação semafórica. Este trabalho apresenta uma interface lógica, denominada TRANSCOOT, entre a base de dados do CTA da cidade de Fortaleza (CTAFOR) e o SIG TransCAD. Esta interface combina uma arquitetura modular e um modelo espaço-temporal de versões para importar dados dinâmicos de tráfego para o ambiente SIG estático, de forma flexível e eficiente. No ambiente SIG, esta interface agrega caráter espacial aos dados importados, o que permite realizar análises espaciais sobre o tráfego urbano na área do CTAFOR.
Abstract: The management of urban traffic requires a continuous and systemic knowledge of urban trips, what demands a periodic and expensive effort of data collection and treatment. An efficient alternative for urban traffic management consists of Urban Traffic Control (UTC) systems, which also collect, model and store data relating to traffic conditions. Usually, however, these systems do not offer effective mechanisms for consulting their databases, as they have an emphasis on signal programming. This work presents a logical interface, named TRANSCOOT, between the dynamic database of Fortaleza’s UTC system (CTAFOR) and the TransCAD GIS. This interface combines an modular architecture and a spatial-temporal version model to import dynamic traffic data into the static GIS platform, in an efficient and flexible way. Within the GIS environment, this interface aggregates spatial attributes to the imported data, what makes it possible to implement spatial analyses of the urban traffic in the CTAFOR area.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69377
Aparece en las colecciones: DET - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_eve_cfgloureiro.pdf712,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.