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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69281
Tipo: | Tese |
Título: | Os impactos dos estigmas e preconceitos nos saberes docentes da educação superior |
Título em inglês: | The impacts of stigma and prejudice on higher education teachers' knowledge |
Autor(es): | Carvalho, Maria Aparecida Alves Sobreira |
Orientador: | Ximenes, Verônica Morais |
Palavras-chave: | Preconceito;Estigma;Saberes docentes;Educação Superior;Direitos Humanos;Prejudice;Stigma;Teaching knowledge;Higher Education;Human Rights |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira. Os impactos dos estigmas e preconceitos nos saberes docentes da educação superior. Orientadora: Verônica Morais Ximenes. 2022. 228 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A Educação Superior brasileira vem se modificando a partir das políticas de expansão e interiorização, ampliando o acesso de estudantes, que historicamente são alvo de estigmas e preconceitos, trazendo novos desafios aos saberes e formação docente. Considerando esse contexto e a herança colonial e elitista da Educação Superior, buscamos como objetivo geral dessa Tese, compreender como os estigmas e preconceitos impactam os saberes docentes na formação em Direitos Humanos da Educação Superior. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal da Paraíba, no campus da cidade de Sousa, adotando uma abordagem de pesquisa mista. Na etapa quantitativa foi utilizado um questionário on line com 60 docentes e 211 estudantes da Educação Superior, dados analisados por meio de estatísticas descritivas e análises de variância com o auxílio do software SPSS 21.0. Na etapa qualitativa foi realizada análise documental e quatro grupos focais com diário de campo, envolvendo treze docentes e cinco gestores, sendo o conteúdo analisado pela hermenêutica crítica com o auxílio do software ATLAS ti 5.2 e Iramuteq. Os resultados indicam que os(as) estudantes têm mais acesso ao conteúdo de Diretos Humanos em seu currículo do que os docentes tiveram em sua graduação ou pós-graduação, demandando da docência a aproximação da temática, para a qual não foram preparados, para cumprir exigências das avaliações externas. A pesquisa e a extensão desenvolvidas têm pouca relação com o conteúdo de Direitos Humanos, tendo maior expressividade, os mecanismos de gestão com múltiplos instrumentos como conselhos, comissões, núcleos e ouvidoria. Contudo, ainda permanecem dificuldades na sua institucionalização, quando poucos estudantes e docentes conhecem alguém que denunciou e pouco se problematiza os estigmas e preconceitos em sala de aula. Esse dado se agrava quando 70% dos docentes e 88,6% dos estudantes passaram por alguma situação de discriminação, mesmo que poucas vezes ao ano. O nível econômico, a imagem corporal e o gênero foram os motivos mais recorrentes da discriminação sofrida, com destaque para os casos de assédio envolvendo gestoras, estudantes e docentes do sexo feminino, situações marcadas pelo silêncio, vergonha e receio de desqualificação. A cor/raça como motivo de discriminação foi pouco referida, apesar do grande número de pardos entre docentes e estudantes, dado que sugere a invisibilidade do impacto do racismo na subjetividade, dificultando o enfrentamento de opressões cotidianas. As conclusões indicam a necessidade de maior investimento institucional na visibilidade dos enfrentamentos de casos de denúncias de violações de direitos humanos e desenvolvimento de uma formação docente continuada e colaborativa que problematize as situações de privilégio, promova o letramento em direitos humanos, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades e opressões na educação. |
Abstract: | Brazilian Higher Education has been changing due to expansion and interiorization policies, increasing the access of students, who have historically been the target of stigmas and prejudices, bringing new challenges to knowledge and teacher training. Considering this context and the colonial and elitist heritage of Higher Education, the general objective of this thesis is to understand how stigmas and prejudices impact the knowledge of teachers in the training in Human Rights in Higher Education. The research was carried out at the Federal Institute of Paraíba, on the campus of the city of Sousa, adopting a mixed research approach. In the quantitative stage an online questionnaire was used with 60 professors and 211 students of Higher Education, data analyzed by means of descriptive statistics and variance analysis with the help of SPSS 21.0 software. In the qualitative step document analysis was performed and four focus groups with field diary, involving thirteen professors and five managers, with the content analyzed by the critical hermeneutics with the help of the software ATLAS ti 5.2 and Iramuteq. The results indicate that the students have more access to the Human Rights content in their curriculum than the professors had in their graduation or post-graduation courses, demanding from the teaching staff an approach to the theme, for which they were not prepared, to meet the demands of external evaluations. The research and extension activities have little to do with the content of Human Rights, and the management mechanisms with multiple instruments such as councils, commissions, centers, and ombudsman are more expressive. However, difficulties in its institutionalization still remain, when few students and professors know someone who has denounced and stigmas and prejudice in the classroom are little discussed. This fact gets worse when 70% of the professors and 88.6% of the students have experienced some situation of discrimination, even if only a few times a year. The economic level, body image, and gender were the most recurrent reasons for the discrimination suffered, especially the cases of harassment involving female managers, students, and teachers, situations marked by silence, shame, and fear of disqualification. The color/race as a reason for discrimination was little mentioned, despite the large number of browns among teachers and students, a fact that suggests the invisibility of the impact of racism on subjectivity, making it difficult to face daily oppression. The conclusions indicate the need for greater institutional investment in the visibility of the confrontation of cases of denunciations of human rights violations and the development of a continuous and collaborative teacher training that problematizes situations of privilege, promotes literacy in human rights, contributing to the confrontation of inequalities and oppression in education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69281 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Teses defendidas na UFC |
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