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dc.contributor.advisorGomes, Robéria Vieira Barreto-
dc.contributor.authorAraújo, Bárbara Lis Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-18T12:13:11Z-
dc.date.available2022-11-18T12:13:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bárbara Lis Oliveira. Reflexos da política de cotas para pessoas com deficiência sobre o acesso na UFC (2018-2020). Orientadora: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69280-
dc.description.abstractThis work seeks to understand how the policy of quotas promoted the access of students with disabilities at the Federal University of Ceará - UFC, through the analysis of their entry into the ten courses that most presented discrepancies in relation to the cutoff scores between the modalities reserved for this public, and the others in the Unified Selection System (SISU), in 2020. In view of this, we brought the historical path regarding the right to education of people with disabilities, thanks to the contributions of Baptista (2019), Jannuzzi (2006), Mazzotta (2011), Mendes (2010), and others, as well as actions aimed at promotion of inclusion and accessibility in higher education, based on the work of Castro, Amaral e Silva (2017), on the guiding document of the “Include Program” and on Law nº 13,409 of 2016. Thus, we resorted to the qualitative approach due to its competence in dealing with social phenomena, with the application of an online form for the construction of data. The results showed that in all analyzed courses there was an increase in the presence of people with disabilities since the reservation of vacancies for this group was adopted in the institution, in 2018, and, although more than half of the participants denied the influence of the cut-off grade when choosing a course, around 47% claimed that the quality of basic education has made it difficult for this portion of students to enroll in higher education. We conclude, therefore, that quotas have provided the rise of people with disabilities in the scope of federal higher education, as they ensure competition between equals, respecting the principle of material isonomy, but it is necessary to have quality basic education so that this access is expanded and the permanence and progress in the course are not threatened by training losses arising from this level.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectEnsino Superior Federalpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectQuota policypt_BR
dc.subjectFederal Higher Educationpt_BR
dc.titleReflexos da política de cotas para pessoas com deficiência sobre o acesso na UFC (2018-2020)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca compreender como a política de cotas promoveu o acesso dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Ceará – UFC, mediante a análise do seu ingresso nos dez cursos que mais apresentaram discrepância com relação às notas de corte entre as modalidades reservadas a esse público e as demais no Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2020. À vista disso, trouxemos o percurso histórico referente ao direito à educação da pessoa com deficiência, graças às contribuições de Baptista (2019), Jannuzzi (2006), Mazzotta (2011), Mendes (2010) e outros, bem como as ações voltadas à promoção da inclusão e acessibilidade no ensino superior, apoiando-se no trabalho de Castro, Amaral e Silva (2017), no documento orientador do Programa Incluir e na Lei nº 13.409 de 2016. Desse modo, recorremos à abordagem qualitativa devido sua competência em tratar de fenômenos sociais, com aplicação de formulário online para a construção de dados. Os resultados apontaram que, em todos os cursos analisados, houve aumento na presença de pessoas com deficiência desde que a reserva de vagas para esse grupo foi adotada na instituição, em 2018, e, embora mais da metade dos participantes tenha negado a influência da nota de corte na escolha de curso, cerca de 47% alegaram que a qualidade da educação básica tem dificultado o ingresso dessa parcela de estudantes no ensino superior. Concluímos, portanto, que as cotas têm proporcionado a ascensão de pessoas com deficiência no âmbito do ensino superior federal, na medida que assegura a concorrência entre iguais, respeitando o princípio da isonomia material, mas se faz necessário uma educação básica de qualidade para que esse acesso seja ampliado e a permanência e o progresso no curso não sejam ameaçados por prejuízos formativos oriundos desse nível.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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