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Tipo: Dissertação
Título: Rememorar o trauma e filmar o luto: A estética de elaboração de Rithy Panh em A Imagem que falta (2013)
Título em inglês: Remembering Trauma and Filming Grief: Rithy Panh's Elaboration Aesthetics in The Missing Image (2013)
Autor(es): Barreto, Beatriz Costa
Orientador: Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Palavras-chave: Rithy Panh;Elaboração;Rememoração;Arquivo;Fabulação
Data do documento: 2022
Citação: BARRETO, Beatriz Costa. Rememorar o trauma e filmar o luto: a estética de elaboração de Rithy Panh em A Imagem que Falta (2013). 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho faz uma leitura crítica a partir do filme A Imagem que Falta (2013), do cineasta cambojano Rithy Panh, tendo como questão central a elaboração de formas fílmicas para dizer sobre o que não se recupera e não tem materialidade em uma experiência traumática que é ao mesmo tempo pessoal e histórica. Para tanto, nos apoiamos em referências metodológicas acompanhadas da montagem literária benjaminiana e da análise fílmica, a fim de investigar o processo de elaboração do passado traumático, proposto pelo filme de Rithy Panh por meio de três figuras cinematográficas observadas como as construtoras do que nomeamos de uma estética de elaboração: a rememoração, o arquivo e a fabulação. As três figuras estão presentes em três capítulos – Rememorar o trauma apesar de tudo, O arquivo por vir e A fabulação da cena. Em cada um dos capítulos que compõem o trabalho, convocamos o filme de maneira distinta, nos quais as relações estabelecidas articulam modos de aproximação da matéria fílmica e tipos de delineamento teórico-analítico.
Abstract: This paper makes a critical reading from the film The Missing Image (2013), by Cambodian filmmaker Rithy Panh, having as central question the elaboration of filmic forms to say about what is not recovered and has no materiality in a traumatic experience that is at the same time personal and historical. To do so, we rely on methodological references accompanied by Benjaminian literary montage and filmic analysis in order to investigate the process of elaboration of the traumatic past, proposed by Rithy Panh's film through three cinematographic figures observed as the constructors of what we name an aesthetics of elaboration: the remembrance, the archive, and the fabulation. The three figures are present in three chapters - Remembering the trauma in spite of everything, The archive to come, and The fabrication of the scene. In each of the chapters that make up the work, we convoke the film in a different way, in which the relations established articulate modes of approach to the filmic matter and types of theoretical-analytical delineation. KEYWORDS: Rithy Panh, Elaboration, Remembrance, Archive, Fabulation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69270
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