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Tipo: Dissertação
Título: Educação e criticidade: uma análise sobre a percepção teórica a partir dos projetos pedagógicos institucionais dos Institutos Federais de Educação do nordeste
Autor(es): Araújo, Erika Martins
Orientador: Oliveira, Elenilce Gomes de
Palavras-chave: Educação Profissional;Institutos Federais de Educação;Marxista;Projetos Pedagógicos Institucionais;Professional education;Federal Institutes of Education;Institutional Pedagogical Projects
Data do documento: 2022
Citação: ARAÚJO, Erika Martins. Educação e criticidade: uma análise sobre a percepção teórica a partir dos projetos pedagógicos institucionais dos Institutos Federais de Educação do nordeste. Orientadora: Elenilce Gomes de Oliveira. 2022. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: No que concerne ao que se tem hoje como modelo dominante de educação, é possível afirmar que há uma ligação deste com a realidade econômica, social, histórica e cultural de dada sociedade. Portanto, o que acontece no nosso país não é diferente. De acordo com alguns estudos, nos últimos 40 anos, principalmente no campo econômico, o país foi fortemente influenciado pelas transformações ocorridas em escala global. Essas mudanças têm impactado os processos educativos. Dessa forma, alicerçado em um trabalho de revisão bibliográfica, com base em leituras, reflexões e produção textual referenciada em Saviani (1995), Gasparini (1991), Frigotto (1993), entre outros, e os Projetos Pedagógicos Institucionais –PPIs dos Institutos Federais de Educação, bem como Decretos, Leis e Diretrizes sobre a educação profissional, esse estudo pretendeu analisar a educação ofertada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Nordeste, por meio da prática docente. Para alcançar esse objetivo, foi trilhado o caminho histórico da Educação Profissional no país, desenvolvendo análise referenciada no pensamento marxista, perpassando pela compreensão de formação humana alicerçada na teoria da Pedagogia Histórico-Crítica, buscando, assim, trazer à luz questões que evidenciam a educação e as influências que se manifestam na construção dos planos pedagógicos que orientam a atuação dos docentes e sua metodologia de ensino. Por fim, é possível afirmar que há um direcionamento unificado para os PPIs da Rede de Institutos Federais de Educação, porém a construção de cada um acontece de forma individualizada e democrática em cada Estado. É válido ressaltar que o atual momento vivenciado pela política educacional impacta na construção e efetivação dos PPIs, que são a base teórica para a prática docente e formalização do ensino.
Abstract: Regarding what we have today as the dominant model of education, it is possible to affirm that there is a connection between it and the economic, social, historical and cultural reality of a given society. Therefore, what happens in our country is no different. According to some studies, in the last 40 years, mainly in the economic field, the country was strongly influenced by the transformations that took place on a global scale. These changes have impacted educational processes. In this way, based on a work of bibliographic review, through readings, reflections and textual production referenced in Saviani (1995), Gasparini (1991), Frigotto (1993) among others, and the Institutional Pedagogical Projects -PPIs of the Federal Institutes of Education, as well as Decrees, Laws and Guidelines on professional education, this study aimed to analyze the education offered at the Federal Institutes of Education, Science and Technology in the Northeast through teaching practice. To achieve this objective, the historical path of Vocational Education in the country was followed, developing an analysis based on Marxist thought, passing through the understanding of human formation grounded in the theory of Historical-Critical Pedagogy, thus seeking to bring to light issues that highlight education and the influences that manifest themselves in the construction of pedagogical plans that guide the performance of teachers and their teaching methodology. Finally, it is possible to say that there is a unified direction for the PPIs of the Federal Institutes of Education Network, but the construction of each one takes place in an individualized and democratic way in each State. It is worth noting that the current moment experienced by educational policy impacts the construction and implementation of PPIs that are the theoretical basis for teaching practice and formalization of teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69253
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