Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69235
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação da reatividade álcali-agregado de areias de britagem da região metropolitana de Fortaleza, Brasil
Autor : Costa, Heloina Nogueira da
Menezes, Alexandre Jorge Rocha
Barreto, José Maurício Lima
Cabral, Antonio Eduardo Bezerra
Palabras clave : Engenharia civil;Construção civil
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Congresso Latino-Americano de Patologia da Construção
Citación : COSTA, H. N. et al. Avaliação da reatividade álcali-agregado de areias de britagem da região metropolitana de Fortaleza, Brasil. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2015, Lisboa. Anais... Lisboa, 2015. p. 1-8.
Resumen en portugués brasileño: A investigação do potencial de reatividade álcali-agregado (RAA) visa identificar as propriedades físicas e químicas governadas pela composição mineralógica, textura, estrutura interna e grau de alteração das rochas que compõem os agregados. A RAA é um processo químico que envolve os íons alcalinos e íons hidroxilas provenientes do cimento e certos constituintes mineralógicos do agregado, inseridos em um meio propício à reação. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as características mineralógicas e o potencial de reatividade álcali-agregado em areias de britagem utilizadas no concreto. Foram utilizadas areias oriundas de seis pedreiras localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza para identificação das características mineralógicas e ensaio de expansibilidade. Os resultados indicam que as areias de britagem estudadas podem ser consideradas potencialmente inócuas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69235
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_aebcabral.pdf910,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.