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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Melo, Palloma Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T14:45:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T14:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Palloma Lopes de. As inteligências múltiplas como teoria necessária nas escolas para formação integral dos educandos: uma proposição a partir de estudo de caso no 3º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria José Barbosa. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69219 | - |
dc.description.abstract | This monograph seeks to approach the Theory of Multiple Intelligences as a necessary basis for the integral development of the child, starting from the school point of view, that is, it seeks to show this theory as a strategy of significant use by schools for a better learning of students. With this, we seek to deepen the studies related to this theory and review the development of intelligence in childhood, in addition to analyzing the situation in which the school scenario is found. The referred research is qualitative and had as methodologies used: bibliographic studies in which Gardner thinkers (1995; 1999) take as their main theoretical basis; Piaget (1999) and Pulaski (1986), among other authors, who with their studies contributed a lot to make this work possible; the field research that was carried out in a public school in Fortaleza, where the routine observations of a class of 3rd year of elementary school were made during two days of the week, in a period of approximately two months; and to conclude the research, a semi-structured interview was conducted with the conducting teacher A. . And finally, this work was constituted through the analysis of what had been studied and observed, achieving results that point out the Theory of Multiple Intelligences as a collaborative and significant study for the integral development of children, showing the positivity of its application in institutions teaching in the learning process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral da criança | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Integral development of the child | pt_BR |
dc.subject | Multiple Intelligences | pt_BR |
dc.title | As inteligências múltiplas como teoria necessária nas escolas para formação integral dos educandos: uma proposição a partir de estudo de caso no 3º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia busca abordar a Teoria das Inteligências Múltiplas como uma base necessária para o desenvolvimento integral da criança, partindo do ponto de vista escolar, ou seja, procura mostrar esta teoria como uma estratégia de uso significativo por parte das escolas para um melhor aprendizado dos alunos. Com isso, procura-se aprofundar os estudos referentes a esta teoria e revisar o desenvolvimento da inteligência na infância, além de analisar a situação em que se encontra o cenário das escolas. A referida pesquisa é qualitativa e teve como metodologias utilizadas: estudos bibliográficos em que leva como embasamento teórico principal os pensadores Gardner (1995; 1999); Piaget (1999) e Pulaski (1986), dentre outros autores, que com seus estudos muito contribuíram para que este trabalho fosse possível; a pesquisa de campo que foi realizada em uma escola da rede pública de Fortaleza, onde foram feitas observações da rotina de uma turma de 3º ano do ensino fundamental durante dois dias da semana, em um período de aproximadamente dois meses; e para concluir a pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora regente A. E enfim, este trabalho foi constituído através das análises sobre o que fora estudado e observado, alcançando-se resultados que apontam a Teoria das Inteligências Múltiplas como um estudo colaborativo e significativo para o desenvolvimento integral das crianças, mostrando a positividade de sua aplicação nas instituições de ensino no processo de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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