Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gleice de Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T14:40:21Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T14:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Gleice de Alcântara. O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69218 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.subject | Bebês e crianças bem pequenas | pt_BR |
dc.subject | Guardería | pt_BR |
dc.subject | Enfoque Pickler | pt_BR |
dc.subject | Bebés y niños muy pequeños | pt_BR |
dc.title | O valor educacional dos cuidados: observações das práticas de uma creche particular de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho pretende apresentar as observações das práticas de um grupo de educadoras de uma creche particular de Fortaleza, referentes aos momentos de cuidados corporais de bebês e crianças bem pequenas da turma de Berçário e Infantil I da instituição. De modo específico, a pesquisa objetivou perceber como os cuidados são realizados pelas professoras bem como também identificar a aproximação de suas práticas com a Abordagem Pikler. Portanto, a Abordagem Pikler constitui-se como principal fonte teórica para a realização deste trabalho. Com base na Abordagem, os bebês e as crianças bem pequenas são respeitados de modo profundo e valorizados em suas potencialidades. Logo, tal proposta enfatiza a importância de se estabelecer relações afetivas estáveis com estes sujeitos do processo educativo a fim de se promover seu desenvolvimento integral. Também servem como base da pesquisa, os documentos oficiais que estruturam a educação infantil e uma perspectiva da filosofia acerca do cuidado. A fim de se alcançar os objetivos mencionados, foi empregada a metodologia de natureza qualitativa, tendo a observação como principal técnica para a coleta de dados. Os instrumentos utilizados, por sua vez, foram o diário de campo, os registros fotográficos, o planejamento e o relatório das professoras, os quais serviram para registrar suas práticas. A pesquisa ocorreu em uma creche particular de Fortaleza e teve como sujeitos o grupo de educadoras responsável pelo agrupamento Berçário e Infantil I da instituição. De acordo com as observações feitas e com base na análise do material coletado, comprovou-se que dentro da rotina de cuidados realizados pelas educadoras, os princípios da Abordagem guiam e inspiram a construção de práticas cada vez mais respeitosas para com o corpo dos bebês e das crianças bem pequenas. O planejamento das ações de cuidado mostra-se uma estratégia pedagógica eficaz no cotidiano das crianças e promove vivências únicas e significativas de desenvolvimento. Apesar de representar uma proposta de trabalho desafiadora, percebe-se o quanto a disponibilidade das educadoras possibilita uma real efetivação dos princípios da Abordagem. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El presente trabajo pretende presentar las observaciones de las prácticas de un grupo de educadoras de una guardería privada de Fortaleza, sobre los momentos de cuidado del cuerpo de bebés y niños muy pequeños en la clase de Enfermería e Infante I de la institución. Específicamente, la investigación tuvo como objetivo percibir la aproximación de prácticas con el Enfoque Pikler, así como identificar los posibles desafíos de trabajar a partir de esta propuesta educativa para la primera infancia. Por tanto, el Enfoque Pikler constituye la principal fuente teórica para la realización de este trabajo. Con base en el Enfoque, los bebés y los niños muy pequeños son profundamente respetados y valorados por su potencial. Por ello, esta propuesta enfatiza la importancia de establecer relaciones afectivas estables con estos sujetos en el proceso educativo para promover su desarrollo integral. Los documentos oficiales que estructuran la educación inicial y una perspectiva de filosofía sobre el cuidado también sirven de base para la investigación. Para lograr los objetivos antes mencionados, se utilizó una metodología cualitativa, con la observación como técnica principal para la recolección de datos. Los instrumentos utilizados, a su vez, fueron el diario de campo, los registros fotográficos, la planificación y el informe de los docentes, que sirvieron para registrar sus prácticas. La investigación se realizó en una guardería privada de Fortaleza y tuvo como sujetos al grupo de educadoras responsables del grupo de Enfermería e Infantil I de la institución. De acuerdo con las observaciones realizadas y con base en el análisis del material recolectado, se comprobó que dentro de la rutina de cuidado realizada por las educadoras, los principios del Abordaje orientan e inspiran la construcción de prácticas cada vez más respetuosas con el cuerpo y la salud de los bebés. de niños muy pequeños. La planificación de las acciones de cuidado demuestra ser una estrategia pedagógica eficaz en el cotidiano de los niños y promueve experiencias evolutivas únicas y significativas. A pesar de representar una propuesta de trabajo desafiante, es claro cuánto la disponibilidad de los educadores posibilita una real efectivización de los principios del Enfoque. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_garodrigues.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.