Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69206
Tipo: | TCC |
Título : | Mediação da leitura na formação do bibliotecário: uma revisão no âmbito das bibliotecas escolares |
Autor : | Alves, Amanda Rebeca Oliveira |
Tutor: | Feitosa, Luiz Tadeu |
Palabras clave : | Formação bibliotecária;Mediação da leitura;Biblioteca escolar;Biblioteconomia |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | ALVES, Amanda Rebeca Oliveira. Mediação da leitura e a formação do bibliotecário: uma revisão no âmbito das bibliotecas escolares. Orientação: Tadeu Feitosa. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem por objetivo geral entender como a mediação da leitura é abordada dentro da formação do bibliotecário, principalmente nas bibliotecas escolares, e se esse conteúdo está condizente com os artigos publicados recentemente. É uma pesquisa de caráter descritivo, conforme busca analisar e apresentar o estado da arte abrangendo a mediação da leitura na formação bibliotecária focada à Bibliotecas Escolares, tendo como base os passos de Gil (2010) na pesquisa bibliográfica, e utilizando a abordagem qualitativa para realizar a análise. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que existe concordância entre o que está sendo publicado sobre mediação de leitura dentro da biblioteca escolar e o que está sendo trabalhado na graduação sobre o tema, mas é preciso entender que este é um processo fluido, que está a todo momento se construindo e reconstruindo, e que deve estar sendo constantemente atualizado. |
Abstract: | This research has as general objective to understand how the reading mediation is approached in the librarian's formation, especially in school libraries, and if its contents are suitable with the recently articles published. It is a descriptive research, as it seeks to analyze and present the state of the art covering the mediation of reading in library training focused on school libraries, having as its base the steps of Gil (2010) in the bibliographic research, and utilizing the qualitative approach to carry out the analysis. According to the results obtained, concludes that there is concordance between what is being published about reading mediation within the school library and what is being worked on at graduation about the subject, but it is necessary to understand that this is a fluid process, that is constantly building and rebuilding, and that must be constantly updated. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69206 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_aroalves.pdf | 532,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.