Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69170
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estabilidade de placas e cascas laminadas considerando a falha do material
Autor(es): Barros, Pedro Sanderson Bastos
Parente Junior, Evandro
Rocha, Iuri Barcelos Carneiro Montenegro da
Holanda, Áurea Silva de
Palavras-chave: Materiais compósitos;Comportamento pós-crítico;Falha progressiva
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering
Citação: BARROS. P. S. B. et al. Estabilidade de placas e cascas laminadas considerando a falha do material. In: IBERIAN LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 36., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015. p. 1-19.
Resumo: Placas e cascas laminadas têm sido amplamente utilizadas na fabricação de componentes de aeronaves, automóveis e estruturas navais. A consideração da flambagem é de fundamental importância no projeto destas estruturas, devido a sua elevada esbeltez. Adicionalmente, o comportamento pós-crítico destas estruturas é de grande importância, visto que ele traz informações acerca da sensibilidade às imperfeições iniciais e da sua capacidade de carga. Assim, diversos trabalhos estudam o comportamento pós-crítico de placas e cascas laminadas. Contudo, a grande maioria destes estudos considera apenas o comportamento elástico, desprezando a falha do material. De forma a permitir um estudo mais realista do comportamento destas estruturas, o presente trabalho apresenta uma metodologia baseada no Método dos Elementos Finitos para análise não linear física e geométrica de estruturas laminadas. Os resultados obtidos mostram que a consideração da falha progressiva pode ser importante no estudo do comportamento destas estruturas, uma vez que ela leva a uma redução da capacidade de carga quando comparada a modelos que consideram apenas a não linearidade geométrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69170
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_eparentejr.PDF795,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.