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Type: TCC
Title: Uso do marketing digital no ramo agropecuário e seus impactos na relação com clientes
Title in English: Use of digital marketing in the agricultural sector and its impacts on the relationship with customers
Authors: Lima, Gabriella Katarina Alencar de
Advisor: Pastori, Patrik Luiz
Co-advisor: Silva, Bruna Aires da
Keywords: WhatsApp;Produtor rural;Globalização
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Gabriella Katarina Alencar de. Uso do marketing digital no ramo agropecuário e seus impactos na relação com o cliente. 2022. 48 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao longo dos anos, a tecnologia vem ganhando espaço no meio rural, principalmente o uso da internet e, consequentemente dos aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais. Essas tecnologias modificam diretamente a comunicação, o comportamento de compra e os relacionamentos. O objetivo do trabalho foi verificar como as ferramentas de marketing digital estão sendo aplicadas ao público rural, buscando identificar comportamentos dos entrevistados diante dos veículos de comunicação. Os dados foram coletados por meio de questionários online, enviados aos entrevistados, utilizando amostragem aleatória simples para obter a amostra necessária. Os dados foram transformados em números para as análises e, técnicas de porcentagem foram utilizadas. Os resultados mostram que os entrevistados são adeptos as diversas redes sociais e/ou aplicativos de comunicação instantânea. Além disso, fazem uso desses canais para buscar informações e utilizam a internet para fazer pesquisas antes de realizar compras. Mesmo com o uso dessas mídias, boa parte dos entrevistados ainda realiza suas compras nas lojas físicas. Dessa forma, pode-se concluir que as ferramentas de marketing podem ser usadas pelas empresas do setor agropecuário como aliadas para fazer com que as marcas alcancem seu público de interesse nos mais diferentes canais, unindo ações online e off-line que juntas podem impactar positivamente na jornada de compra dos clientes.
Abstract: Over the years, technology has been gaining ground in rural areas, especially the use of the internet and, consequently, instant messaging applications and social networks. These technologies directly modify communication, buying behavior and relationships. The objective was to verify how the digital marketing tools are being applied to the rural public, seeking to identify the behaviors of the interviewees in front of the communication vehicles. Data were collected through online questionnaires, sent to respondents, using simple random sampling to obtain the necessary sample. Data were transformed into numbers for analysis and percentage techniques were used. The results show that respondents are adept at various social networks and/or instant communication applications. In addition, they make use of these channels to seek information and use the internet to do research before making a purchase. Even with the use of these media, most still make their purchases in physical stores. It was concluded that marketing tools can be used by companies in the agricultural sector as allies to make brands reach their audience of interest in the most different channels, uniting online and offline actions that together can positively impact the customer purchase journey.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69135
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