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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.contributor.authorLobo, Fabio Carneiro-
dc.date.accessioned2022-11-07T18:26:12Z-
dc.date.available2022-11-07T18:26:12Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationLOBO, F. C. Contribuições da aerofotogrametria por aeronaves remotamente pilotadas para fins de projetos rodoviários. 2022. 158 f. Tese ( Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69131-
dc.descriptionLOBO, F. C. Contribuições da aerofotogrametria por aeronaves remotamente pilotadas para fins de projetos rodoviários. 2022. 158 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Cenro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.description.abstractRemotely piloted aircraft (RPA) have been increasingly used as platforms for aerial photogrammetry. Its ease of operation, although restricted by Brazilian regulations, combined with the ability to generate products of good cartographic quality are factors that explain this popularization in numerous areas of knowledge, including road projects. There is little academic production both on the evaluation of geometric structures of single-line corridor collection, and on the evaluation of generated products, associated with the direct georeferencing (GD) of the photos by post-processed correction (PPK). The present study aims to detail the general use of ARP to obtain geospatial information and evaluate the GD-PPK, in coverage of linear elements of infrastructure, investigating whether the resulting products are compatible with Brazilian standards, to be used in executive projects of highways. . In order to achieve the proposed objectives, an aero photogrammetric coverage of a road stretch of about 6.3 km was carried out, by two contiguous flights, with corridor geometry, containing 3 lanes each. Ground marks were painted to serve as checkpoints and checkpoints. The collected photos were rearranged into 24 analysis groups (obtained from the combination of 6 types of collection geometries, with 4 types of photogrammetric process control), a Monte Carlo sequence was implemented to obtain 100 samples per group — making it possible to evaluate the possibilities of the groups to generate data biased by the presence of systematic errors (planimetric and/or altimetric trends), through the implementation of binomial logistic regressions. The results demonstrate that the safest and most accurate methodology for generating trend-free products is the implementation of control points along the stretch, without the use of GD-PPK. As for meeting the positional quality requirements imposed by the DNIT, all the evaluated groups generated compatible samples, and the groups that contained the photos of the central line had few samples consistent with the quality requirements. From the GNSS-RTK profiling of about 2 km of the stretch, a Numerical Model of the Terrain (NMT) was generated, allowing its comparison to twelve products generated by the types of geometry and control of the aero photogrammetric process coinciding with the coverage area. GNSS-RTK. The comparisons show that the aero photogrammetric products are much more accurate than the one obtained by the GNSS-RTK coverage, being able to describe the terrain in a more detailed way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFotografia aéreapt_BR
dc.subjectDrone - Usopt_BR
dc.subjectMapeamento geográficopt_BR
dc.titleContribuições da aerofotogrametria por aeronaves remotamente pilotadas para fins de projetos rodoviáriospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAeronaves remotamente pilotadas (ARP) têm sido cada vez mais usadas como plataformas para aerofotogrametria. Sua facilidade de operação, ainda que restrita por regulamentações brasileiras, combinada à capacidade de gerar produtos de boa qualidade cartográfica,são fatores que explicam essa popularização nas inúmeras áreas do conhecimento, incluindo aí projetos rodoviários. Há pouca produção acadêmica tanto acerca da avaliação de estruturas geométricas de coleta de corredor em linha simples, quanto da avaliação de produtos gerados, associados com o georreferenciamento direto (GD) das fotos por correção pós-processada (PPK). O presente estudo objetiva detalhar o uso geral de ARP para obtenção de informações geoespaciais e avaliar o GD-PPK em coberturas de elementos lineares de infraestrutura, investigando se os produtos dele decorrentes são compatíveis com as normas brasileiras, para serem usados nos projetos executivos de rodovias. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se a cobertura aerofotogramétrica de um trecho rodoviário com cerca de 6,3 km de extensão, por dois voos contíguos, com geometria em corredor, contendo três faixas de voo cada. Marcações de solo foram pintadas para servirem de pontos de controle e checagem. As fotos coletadas foram rearranjadas em 24 grupos de análise (obtidos a partir da combinação de seis tipos de geometrias de coleta, com quatro tipos de controle do processo fotogramétrico). Implementou-se uma sequência de Monte Carlo para a obtenção de 100 amostras por grupo — possibilitando avaliar as possibilidades de os grupos gerarem dados enviesados pela presença erros sistemáticos (tendência planimétrica e/ou altimétrica), através da implementação de regressões logísticas binomiais. Os resultados demonstram que a metodologia mais segura e acurada para a geração de produtos decorrentes livres de tendência é a implementação de pontos de controle ao longo do trecho, sem a utilização de GD-PPK. Quanto ao atendimento das exigências de qualidade posicional impostas pelo DNIT, todos os grupos avaliados geraram amostras compatíveis, sendo que os grupos que continham as fotos da linha central tiveram poucas amostras condizentes com as exigências de qualidade. A partir do perfilamento GNSS-RTK de cerca de 2 km do trecho, gerou-se um exemplar de Modelo Numérico do Terreno (MNT), possibilitando sua comparação a doze produtos gerados pelos tipos de geometria e controle do processo aerofotogramétrico, coincidentes com a área de cobertura GNSS-RTK. As comparações apontam que os produtos aerofotogramétricos são bem mais acurados que aquele obtido pela cobertura GNSS-RTK, sendo capazes de descrever o terreno de forma mais detalhada.pt_BR
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