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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69042
Tipo: | TCC |
Título: | Currículo e autonomia: uma análise da ação docente no cumprimento das prescrições legais em aulas de Biologia |
Autor(es): | Ramos, Karoline Alves |
Orientador: | Silva, José Roberto Feitosa da |
Palavras-chave: | Currículo formal;Currículo em ação;Autonomia docente |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | RAMOS, Karoline Alves. Currículo e autonomia: uma análise da ação docente no cumprimento das prescrições legais em aulas de Biologia. 2018. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Durante os estágios supervisionados realizados em escola estadual de ensino médio na periferia de Fortaleza no meu último semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, observei nas aulas de Biologia que acompanhava como eram lecionados os assuntos dessa disciplina para turmas de 2º e 3º ano e o quão a ação docente era pautada no livro didático, sem uma contextualização necessária para alunos. Diante disso, refleti sobre como é cumprido o currículo de Biologia do ensino médio dessa escola e como se dá a autonomia docente em cumprir esse currículo, principalmente no tocante a seguir as orientações dispostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Para tanto, utilizei como material empírico para esta pesquisa as minhas observações em sala durante as aulas de Biologia, as prescrições contidas nos PCNEMs e a entrevista individual semiestruturada, baseada numa pesquisa qualitativa, a fim de compreender melhor como se dava o “problema” a ser discutido. Essa entrevista foi realizada separadamente com as duas professoras de Biologia dessa escola e a partir das suas falas aliadas aos demais materiais utilizados para a discussão deste trabalho foi possível compreender que o currículo em ação de Biologia dessa escola segue sistematicamente as prescrições do currículo formal, mas se afasta muito das orientações que são dadas nos PCNEMs. Dessa forma, percebeu-se que a autonomia docente estava limitada a cumprir um roteiro de atividades impostas ou que muitas vezes são decididas apenas devido a sua apresentação no livro didático ou a sua presença como conteúdo de provas de vestibular. |
Abstract: | During the supervised internships held at a state high school in the outskirts of Fortaleza in my last semester of the Biological Sciences Degree course, I observed in Biology classes that I followed the subjects of this discipline for 2nd and 3rd year classes and the how the teaching action was based on the textbook, without a necessary contextualization for students. In light of this, I reflected on how the Biology curriculum of the high school of this school is fulfilled and how the teaching autonomy is given to comply with this curriculum, especially in following the guidelines set forth in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM). For that, I used as my empirical material for this research my observations in the classroom during Biology classes, the prescriptions contained in the PCNEMs and the semi-structured individual interview, based on a qualitative research, in order to better understand how the "problem" was given to be discussed. This interview was carried out separately with the two Biology teachers of this school and from their speeches allied to the other materials used for the discussion of this work it was possible to understand that the curriculum in action of Biology of this school systematically follows the prescriptions of the formal curriculum, but is far removed from the guidelines that are given in PCNEMs. In this way, it was realized that the teaching autonomy was limited to complying with a script of imposed activities or that they are often decided only due to its presentation in the textbook or its presence as content of vestibular tests. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69042 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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