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dc.contributor.advisorSantos, Alysson Diniz dos-
dc.contributor.authorAquino, Felipe Rocha de-
dc.date.accessioned2022-10-31T14:09:13Z-
dc.date.available2022-10-31T14:09:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAQUINO, Felipe Rocha de. Aplicando técnicas de gamificação para gerar engajamento cívico: revisão bibliográfica e aplicação no sistema Íris SEPLAG. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69031-
dc.description.abstractThe context of digital government is continually changing to reflect how governments are trying solutions to social problems, and politicians, and how they change in the process. Civic engagement - which refers to the ways in which citizens participate in the life of their community to improve conditions others or help shape the future of the community - is an important concept used and sought within that scenario. Recent studies show the approximation of engagement civic relationship with the game of gamification, which is the adoption of elements in a I do not play. In this scenario, the objective of this study is to investigate the application of gamification to generate civic engagement. For this, a review of the state of the art was carried out, a gamified functionality for the Íris SEPLAG system of the Government of the State of Ceará, and was assessed whether the system and functionality have reached the level of engagement (both civic and conceptualized by Human-Computer Interaction) expected. The review investigated which studies and gamified functionalities are being applied in civic engagement initiatives and as a theoretical basis for the study. The functionality was developed with a help of the Octalysis framework, proposed by Yu-Kai Chou, where in the end it was implemented a wizard that will provide quests for the user to learn and interact with a platform. evaluation of the proposed functionality was used The DECIDE framework and a that. The feats were done with 20 participants and, although I'm not sure by fully answering the evaluation questions, they provided promising data about the gamification and application of the application for future work, such as the use of deeper data collection methods and more extensive estimates. The present is expected work to encourage the digital government initiative that can use gamification, and that can here lessons from the tasks can in the development and evaluation of the works to help presented context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGoverno digitalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEngajamento cívicopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.titleAplicando técnicas de gamificação para gerar engajamento cívico: revisão bibliográfica e aplicação no sistema Íris SEPLAGpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO contexto do governo digital está mudando continuamente para refletir como os governos estão tentando encontrar soluções digitais inovadoras para problemas sociais, econômicos e políticos, e como eles se transformam no processo. Engajamento cívico - que se refere às formas na qual o cidadão participa davida da sua comunidade para melhorar as condições para os outros ou ajudar a formar o futuro dacomunidade - é um importante conceito utilizado e buscado dentro desse cenário. Estudos recentes mostram a aproximação do engajamento cívico com as motivações da gamificação, que é a adoção de elementos de jogo em contexto não-jogo. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é investigar a aplicação da gamificação para gerar engajamento cívico. Para isso, foi feito uma revisão do estado da arte, desenvolvido uma funcionalidade gamificada para o sistema Íris SEPLAG do Governo do Estado do Ceará, e foi avaliado se o sistema e a funcionalidade atingiram o nível de engajamento (tanto cívico, quanto o conceituado pela Interação Humano-Computador) esperado. A revisão investigou quais estudos e funcionalidades gamificadas estão sendo aplicadas em iniciativas de engajamento cívico e ajudou como embasamento teórico para o estudo. A funcionalidade foi desenvolvida com a ajuda do framework Octalysis, proposto por Yu-Kai Chou, onde ao final foi implementado um assistente que fornecerá missões para o usuário aprender e interagir com a plataforma. A avaliação da funcionalidade proposta foi planejada utilizando o framework DECIDE e um questionário. Os testes foram feitos com 20 participantes e, embora não tenha conseguido responder completamente as perguntas da avaliação, proveram dados promissores sobre a aplicação da gamificação e apontaram direções para trabalhos futuros, como a utilização de métodos de coleta de dados mais profundos e avaliações mais extensas. Espera-se que o presente trabalho possa incentivar iniciativas de governo digital que utilizem a gamificação, e que as lições aqui destacadas possam ajudar no desenvolvimento e avaliação de futuros trabalhos no contexto apresentado.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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