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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69000
Tipo: | Tese |
Título: | Mediação pedagógica e Sequência Fedathi: contributos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de crianças e adolescentes com mielomeningocele no contexto hospitalar de reabilitação em Fortaleza/Ceará/Brasil |
Autor(es): | Oliveira, Silvia Sales de |
Orientador: | Borges Neto, Hermínio |
Palavras-chave: | Mediação pedagógica;Sequência Fedathi;Mielomeningocele;Raciocínio Lógico-Matemático;Pedagogical mediation;Fedathi Sequence;Myelomeningocele;LogicalMathematical Reasoning |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Silvia Sales de. Mediação pedagógica e Sequência Fedathi: contributos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de crianças e adolescentes com mielomeningocele no contexto hospitalar de reabilitação em Fortaleza/Ceará/Brasil. Orientador: Hermínio Borges Neto. 2022. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular tem provocado demandas educacionais e de acompanhamento pedagógico em ambientes hospitalares de reabilitação. Nesta perspectiva de educação inclusiva estão as crianças com Mielomeningocele (MMC), que apresentam alterações congênitas no fechamento do tubo neural e podem ter deficiências intelectuais que repercutem no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e na aprendizagem de conteúdos escolares, como a matemática. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as contribuições da mediação pedagógica no contexto de reabilitação, fundamentada na Sequência Fedathi, para a estimulação do desenvolvimento do raciocínio lógicomatemático de crianças e adolescentes com Mielomeningocele, da faixa etária de 09 a 13 anos. O quadro teórico se apoiou em autores como Borges Neto e Dias (1991); Torres (2017); Souza (2013); Mazzota (2005); Camargo, Gomes e Silveira (2016); Braga (1995 e 2008); Braga e Paz Junior (2000); Matos, Mugiatti (2014); Piaget (1967, 1971 e 2009); Vygostky (1978, 1987, 1994); Feuerstein (1986, 1997 e 2012), entre outros, para fundamentar a pesquisa. O percurso metodológico desta pesquisa se caracterizou por uma investigação de abordagem qualitativa, que se configurou em uma pesquisa–ação com a utilização de observação participante e obtenção de dados através de entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos participantes do estudo, pesquisa documental em Prontuário Eletrônico do Paciente e a caracterização do raciocínio lógico-matemático das crianças e adolescente com o diagnóstico de Mielomeningocele, sujeitos do estudo, por meio da avaliação pedagógica. A partir desta caracterização foi possível delinear uma proposta de mediação pedagógica em contexto hospitalar de reabilitação fundamentada nas contribuições da Sequência Fedathi. A pesquisa de campo foi realizada no Programa de Reabilitação Infantil do Centro de Neurorreabilitação – SARAH, unidade Fortaleza. Os dados das observações participantes nos momentos de mediações pedagógicas e o discurso dos participantes foram registrados em áudio, categorizadas e analisadas a partir da teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Verificou-se que a mediação pedagógica em contexto de reabilitação, fundamentada nos princípios da Sequência Fedathi, possibilitou uma maior participação e engajamento das crianças e adolescente nas atividades de estimulação, proporcionou a organização de facilitadores cognitivos e a promoção de situações para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além do maior entendimento de familiares sobre os desafios da aprendizagem de conteúdos matemáticos na escola devido o diagnóstico de Mielomeningocele. Conclui-se a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência no contexto de reabilitação e da relevância de uma ação reflexiva docente, respaldada pela Sequência Fedathi, para a adoção de estratégias pedagógicas que oportunizem, às crianças e adolescentes com deficiência, situações de aprendizagem e que possam alavancar o desenvolvimento, tornado-os participativos e ativos nos processos construção do conhecimento e em sua reabilitação. |
Abstract: | The inclusion of students with disabilities in regular education has caused educational demands and pedagogical monitoring in hospital rehabilitation environments. In this perspective of inclusive education are children with Myelomeningocele (MMC), who have congenital alterations in the closing of the neural tube and may have intellectual deficiencies that affect the development of logical-mathematical reasoning and the learning of school contents, such as mathematics. This research aimed to analyze the contributions of pedagogical mediation in the context of rehabilitation, based on the Fedathi Sequence, to stimulate the development of logical-mathematical reasoning in children and adolescents with Myelomeningocele, aged between 9 and 13 years. The theoretical framework was supported by authors such as Borges Neto and Dias (1991); Towers (2017); Souza (2013); Mazzota (2005); Camargo, Gomes and Silveira (2016); Braga (1995 and 2008); Braga and Paz Junior (2000); Matos, Mugiatti (2014); Piaget (1967, 1971 and 2009); Vygotsky (1978, 1987, 1994); Feuerstein (1986, 1997 and 2012), among others, to support the research. The methodological course of this research was characterized by an investigation with a qualitative approach, which was configured in an action research using participant observation and obtaining data through semi-structured interviews with those responsible for the study participants, documental research in medical records Patient Electronics and the characterization of the logical-mathematical reasoning of children and adolescents with the diagnosis of Myelomeningocele, subjects of the study, through pedagogical assessment. From this characterization it was possible to outline a proposal for pedagogical mediation in a hospital context of rehabilitation based on the contributions of the Fedathi Sequence. The field research was carried out in the Child Rehabilitation Program of the Neurorehabilitation Center – SARAH, Fortaleza unit. The data from the participant observations in the moments of pedagogical mediations and the participants' speech were recorded in audio, categorized and analyzed based on the theory of Content Analysis by Bardin (2011). It was found that pedagogical mediation in the context of rehabilitation, based on the principles of the Fedathi Sequence, enabled greater participation and engagement of children and adolescents in stimulation activities, provided the organization of cognitive facilitators and the promotion of situations to assist in the development of the logical-mathematical reasoning, in addition to the greater understanding of family members about the challenges of learning mathematical content at school due to the diagnosis of Myelomeningocele. It is concluded the importance of pedagogical mediation in the development of children and adolescents with disabilities in the context of rehabilitation and the relevance of a reflexive teaching action, supported by the Fedathi Sequence, for the adoption of pedagogical strategies that give children and adolescents with disabilities the opportunity to learning situations that can leverage development, making them participatory and active in knowledge construction processes and in their rehabilitation. |
Résumé: | L'inclusion des étudiants handicapés dans l'enseignement ordinaire a entraîné des demandes d'éducation et de soutien pédagogique dans les environnements de réadaptation hospitaliers. Dans cette perspective d'éducation inclusive se trouvent les enfants atteints de myéloméningocèle (MMC), qui présentent des modifications congénitales de la fermeture du tube neural et peuvent présenter des déficiences intellectuelles qui affectent le développement du raisonnement logico-mathématique et l'apprentissage des contenus scolaires, tels que les mathématiques. Cette recherche avait pour objectif d'analyser les apports de la médiation pédagogique dans le cadre de la rééducation, basée sur la Séquence Fedathi, pour la stimulation du développement du raisonnement logico-mathématique des enfants et adolescents atteints de Myéloméningocèle, de 9 à 13 ans. Le cadre théorique a été basé sur des auteurs tels que Borges Neto et Dias (1991) ; Torres (2017) ; Souza (2013) ; Mazzota (2005) ; Camargo, Gomes et Silveira (2016) ; Braga (1995 et 2008) ; Braga et Paz Junior (2000) ; Matos, Mugiatti (2014) ; Piaget (1967, 1971 et 2009) ; Vygostky (1978, 1987, 1994) ; Feuerstein (1986, 1997 et 2012), entre autres, pour soutenir la recherche. Le parcours méthodologique de cette recherche a été caractérisé par une investigation d'approche qualitative, qui a été configurée dans une recherche-action avec l'utilisation de l'observation participante et l'obtention de données à travers des entretiens semi-structurés avec les responsables des participants de l'étude, la recherche documentaire dans le dossier électronique de santé du patient et la caractérisation du raisonnement logico-mathématique des enfants et adolescents diagnostiqués avec Myelomeningocele, sujets de l'étude, à travers l'évaluation pédagogique. A partir de cette caractérisation, il a été possible d'esquisser une proposition de médiation pédagogique dans un contexte hospitalier de réadaptation basée sur les apports de la Séquence Fedathi. La recherche sur le terrain a été menée dans le cadre du programme de réadaptation des nourrissons du centre de neuroréhabilitation - SARAH, unité de Fortaleza. Les données issues des observations des participants dans les moments de médiations pédagogiques et du discours des participants ont été enregistrées en audio, catégorisées et analysées à partir de la théorie de l'analyse de contenu de Bardin (2011). Il a été constaté que la médiation pédagogique dans le contexte de la réhabilitation, basée sur les principes de la Séquence Fedathi, a permis une plus grande participation et engagement des enfants et adolescents dans les activités de stimulation, a fourni l'organisation de facilitateurs cognitifs et la promotion de situations pour aider au développement du raisonnement logico- mathématique, en plus de la plus grande compréhension des membres de la famille sur les défis de l'apprentissage des contenus mathématiques à l'école en raison du diagnostic de Myéloméningocèle. Nous concluons l'importance de la médiation pédagogique dans le développement des enfants et des adolescents handicapés dans le contexte de la réadaptation et la pertinence d'une action pédagogique réflexive, soutenue par la Séquence Fedathi, pour l'adoption de stratégies pédagogiques qui fournissent aux enfants et aux adolescents handicapés des situations d'apprentissage qui peuvent faire levier sur le développement, les rendant participatifs et actifs dans les processus de construction de connaissances et de réadaptation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69000 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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