Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68998
Type: TCC
Title: Fuga ao saber visual: a contribuição da didática multissensorial no ensino de biologia
Authors: Maia, Jeniffer Colares
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords: Didática multissensorial;Deficiência visual;Ensino de biologia
Issue Date: 2018
Citation: MAIA, Jeniffer Colares. Fuga ao saber visual: a contribuição da didática multissensorial no ensino de biologia. 2018. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho busca designar uma relação entre didática multissensorial, ensino de biologia e deficiência visual. A didática multissensorial é um tema relativamente novo e requer um estudo mais aprofundado. Visando isso, nosso problema central foi: Quais as contribuições da didática multissensorial no ensino de biologia para alunos com deficiência visual? Assim, tendo este trabalho como objetivo geral a resposta à esta questão, iremos conceituar deficiência visual e didática multissensorial, expor as políticas públicas que regem os direitos dos estudantes com esse tipo de deficiência, relacionar didática multissensorial e ensino de biologia para alunos com deficiência visual, bem como apresentar as principais metodologias multissensoriais utilizadas no ensino de biologia. Para que estes objetivos fossem alcançados, adotamos como metodologia O estado da questão. Do universo de 67 trabalhos encontrados se relacionavam 8 à temática. Inferimos que todos os trabalhos tratam da abordagem somente tátil e que ainda há deficiências quanto a formação de professores para uma educação inclusiva.
Abstract: This document aims to appoint a connexion among multisensory didactic, biology teaching and visual impairment. Multisensory didatic is a relatively new topic and requires further study. Aiming at this, our central problem was: What are the contributions of multisensory didactic in teaching biology to students with visual impairment? Therefore, establishing to this work a general objective for the answer to this question, we will conceptualize visual impairment and multisensory didatic, expose the public policies that govern the rights of students with this type of disability, relate didactic multisensory and biology teaching to students with visual impairment, as well as to present the main multisensory methodologies used in biology teaching. In order for these objectives to be achieved, we adopt as methodology The state of the question . Of the universe of 67 papers found, 8 were related to the theme. Infer that all the works deal with the tactile only approach and that there are still deficiencies as far as the formation of teachers for an inclusive education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68998
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_jcmaia.pdf749,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.