Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68996
Tipo: TCC
Título: Atividade do Estágio do Ensino Médio I: a construção de um professor de biologia numa trajetória narrativa
Autor(es): Silva, Clesio Gomes
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Identidade docente;Estágio;Formação profissional
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Clesio Gomes. Atividade do Estágio do Ensino Médio I: a construção de um professor de biologia numa trajetória narrativa. 2018. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho mostra as atividades de regências do estágio I do ensino médio com a perspectiva auto investigativa de como me vejo hoje quanto professor, levando em consideração todo o trabalho executado por mim ao longo dessa atividade numa turma de 2° ano. O estágio em função das suas atividades, possibilita o futuro professor tomar pra si a construção da identidade docente, pois essa é uma fase de formação que permite o mesmo instigar ideias capazes de fazer a diferença em sala de aula, com o uso de métodos diversos, aplicação didática pessoal, inovação, descoberta, enfim, ações com o objetivo de permitir que o conhecimento chegue de forma viável aos alunos. Essa vivência inicial, evidencia que não existe um padrão para promover o ensino, ao se comparar a uma receita de bolo que deve ser rigorosamente seguida para se ter sucesso no produto final. Pude perceber então, que o estágio é uma experiência no qual concede ao indivíduo a sobreposição no que tange o uso de formas estáticas para impulsionar o ensino. Então, a ocupação integral nas regências, foram imprescindíveis para a minha formação profissional, oportunizando a criação e emergência de uma identidade docente pessoal, que trato aqui na forma de uma reflexão do fazer-se educador.
Abstract: This work shows the activities of regencies of stage 1 of high school with the self-investigating perspective of how I see myself as a teacher, taking into account all the work performed by me during this activity in a class of 2nd year. The stage in function of their activities, allows the future teacher to take the construction of the teacher identity, as this is a training phase that allows the same instigate ideas capable of making a difference in the classroom, using different methods , personal didactic application, innovation, discovery, finally, actions with the objective of allowing the knowledge to arrive in a viable way to the students. This initial experience evidences that there is no standard to promote teaching, when comparing to a cake recipe that must be rigorously followed to be successful in the final product. I could then perceive that the stage is an experience in which it gives the individual the overlap in the use of static forms to boost teaching. So, the integral occupation in the regencies, were essential for my professional training, allowing the creation and emergence of a personal teaching identity, which I treat here in the form of a reflection of becoming an educator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68996
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_cgsilva.pdf349,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.