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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Viana, Windson | - |
dc.contributor.author | Lima, Erivan Pereira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T18:59:48Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T18:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Erivan Pereira; RODRIGUES, Ricardo. AmongNET Game: um relato de experiência do uso da Virtualidade e da Realidade Aumentada no Ensino Remoto Emergencial de Redes de Computadores. 2022. 11 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68962 | - |
dc.description.abstract | Game-Based Learning has already demonstrated its virtues and challenges in Computer Education in various disciplines. Games have the potential to reinforce the construction of knowledge, increase student engagement and improve student skills such as problem solving, collaboration and communication, these two most useful remote teaching techniques and combined in the remote teaching model (ERE) present in the last two years. In this article, a report on the development and evaluation of the AmongNET game is presented. A game that combines an immersive virtual environment with an application Augmented Reality Mobile. The purpose of the game is to promote learning, fun and collaboration in learning Computer Networks. The game was evaluated in a resolution course with the participation of 20 students. Application of the application, answered by the MEEGA+ model by 18 students, the results indicate the evolution after the students regarding the aspects of the game; the property and entertainment provided; and, interaction and collaboration with colleagues. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Redes | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.title | AmongNET Game: Um relato de experiência do uso da Virtualidade e da Realidade Aumentada no Ensino Remoto Emergencial de Redes de Computadores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Aprendizagem Baseada em Jogos já demostrou suas virtudes e desafios na educação em Computação em diversas disciplinas. Os jogos têm o potencial de reforçar a construção do conhecimento, aumentar o engajamento e auxiliar na melhoria das habilidades dos estudantes, como a resolução de problemas, colaboração e comunicação, sendo essas duas últimas habilidades mais difíceis de serem desenvolvidas no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) presente nos últimos dois anos. Neste artigo, apresenta-se um relato do desenvolvimento e da avaliação do AmongNET Game. Um jogo que combina um ambiente virtual imersivo com um aplicativo móvel de Realidade Aumentada. O objetivo do jogo é promover a aprendizagem, a diversão e a colaboração na aprendizagem de Redes de Computadores. O jogo foi avaliado em uma disciplina de graduação com a participação de 20 alunos. Após a aplicação do questionário do modelo MEEGA+, respondido por 18 participantes, os resultados indicaram boa aceitação dos alunos quanto aos aspectos educacionais do jogo; à imersão e diversão proporcionada; e, à interação e colaboração com os colegas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_tcc_eplima.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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