Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68958
Tipo: TCC
Título : Comportamento do consumidor no processo decisório de compra de gelato a partir da retomada econômica pós-pandemia de COVID-19: estudo de caso em uma rede de gelateria
Autor : Sanchez, Victor Máximo do Nascimento
Tutor: Moreira, Márcia Zabdiele
Palabras clave : Comportamento do Consumidor;Sorvetes, gelados, etc - Brasil, Nordeste;Processo decisório - Compra;COVID-19;Pandemias
Fecha de publicación : 2022
Citación : SANCHEZ, V. M. N. Comportamento do consumidor no processo decisório de compra de gelato a partir da retomada econômica pós-pandemia de COVID-19: estudo de caso em uma rede de gelateria. 2022.70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o processo decisório de compra de gelato pós-pandemia na região nordeste. Para tal, fora estudado o comportamento do consumidor durante as etapas do processo decisório de compra, quais os fatores psicológicos (motivação, percepção e aprendizagem) que o influenciam e as variáveis situacionais durante a decisão de compra (ambiente físico, ambiente social, tempo, razão de compra e estado de espírito). Essa pesquisa classifica-se como exploratória e qualitativa, fora desenvolvida por base em pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas com 16 pessoas residentes em 7 capitais do nordeste e clientes da maior rede de gelaterias do Nordeste. Os resultados apontam que os durante o processo decisório de compra, um dos principais fatores determinantes é a relação custo benefício e a sensação de autorrealização que o produto traz. As necessidades fisiológicas e de estima foram apontadas como os principais fatores psicológicos e as redes sociais como Instagram, Facebook, etc., como principais ferramentas de busca por informações, porém, as experiências anteriores com a marca também são levadas em consideração. Verificou-se ainda que há uma busca por um ambiente aconchegante e tranquilo para o consumo in loco e que o delivery é uma possibilidade de compra que atende a diversos momentos, o estado de humor possui impacto na decisão do consumo, apesar da mesma ser oriunda de estados de espítos diversos.
Abstract: This course conclusion work has the general objective of analyzing the post-pandemic gelato purchase decision-making process in the northeast region. To this end, consumer behavior was studied during the stages of the purchase decision process, which are the psychological factors (motivation, perception and learning) that influence it and the situational variables during the purchase decision (physical environment, social environment, time, reason for purchase and state of mind). This research is classified as exploratory and qualitative, it was developed based on bibliographic research and interviews with 16 people living in 7 capitals in the northeast and customers of the largest network of ice cream shops in the Northeast. The results indicate that during the purchase decision process, one of the main determining factors is the cost-benefit ratio and the feeling of self-fulfillment that the product brings. Physiological and esteem needs were identified as the main psychological factors and social networks such as Instagram, Facebook, etc., as the main tools for searching for information, however, previous experiences with the brand are also taken into account. It was also verified that there is a search for a cozy and quiet environment for on-site consumption and that delivery is a possibility of purchase that meets different moments, the mood state has an impact on the consumption decision, despite it being originated from of different states of mind.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68958
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_vmnsanchez.pdf516,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.