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Tipo: TCC
Título : Análise dos desafios e benefícios da implementação de um programa de motivação organizacional em uma rede nordestina de utilidades domésticas
Autor : Silva, Beatriz Facundo
Tutor: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palabras clave : Motivação organizacional;Estratégias organizacionais;Programas de incentivo organizacionais - Desafios;Incentivos organizacionais - Benefícios
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, Beatriz Facundo. Análise dos desafios e benefícios da implementação de um programa de motivação organizacional em uma rede nordestina de utilidades domésticas.2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: As constantes mudanças organizacionais vêm trazendo para as organizações uma maior conscientização social nas dinâmicas internas e percebe-se que as empresas passam a ver a motivação e a satisfação dos colaboradores como um ganho mútuo no vínculo empresacolaborador. Ademais, colaboradores mais motivados otimizam o desempenho no trabalho e, consequentemente, produzem mais e melhor, gerando uma vantagem competitiva para a organização. A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar quais os principais desafios e benefícios da implementação de um programa de motivação organizacional em uma rede varejista e atacadista de utilidades domésticas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, em formato de estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas com os diretores da organização e aplicado um questionário com os colaboradores das lojas da rede estudada. Foi possível observar que a organização obteve um resultado satisfatório a partir da utilização do programa motivacional corporativo, os quais puderam ser confirmados pelos resultados positivos dos aspectos motivacionais dos colaboradores relacionados às estratégias organizacionais utilizadas. Verificou-se que mais de 60% dos colaboradores afirmam que suas necessidades básicas de alimentação, moradia e lazer estão sendo satisfeitas. Ademais, foi observado que 74% dos colaboradores ficam mais motivados no âmbito organizacional por conta da remuneração variável relacionada às recompensas financeiras implementadas. Contudo, 39% dos colaboradores almejam, como reconhecimento pelo desempenho do seu trabalho na organização, recompensas não monetárias, como o reconhecimento do líder, dos colegas e da equipe. Além disso, foi possível verificar que os principais desafios enfrentados na utilização do programa motivacional compreendem a análise do desempenho individual dos colaboradores, tal aspecto dificulta a tomada de decisões assertivas por parte da organização, pois nenhuma ferramenta formal de avaliação de desempenho individual é utilizada
Abstract: The constant organizational changes have been bringing to the organizations a greater social awareness in the internal dynamics and it is noticeable that the companies start to see the motivation and satisfaction of the collaborators as a mutual gain in the company-employee bond. Moreover, more motivated employees optimize their work performance and, consequently, produce more and better, generating a competitive advantage for the organization. The present research had the general objective of identifying the main challenges and benefits of implementing an organizational motivation program in a retail and wholesale houseware chain. To this end, a descriptive and exploratory research was carried out, with a quantitative and qualitative approach, in a case study format, in which interviews were conducted with the organization's directors and a questionnaire was applied to the employees of the stores of the chain studied. It was possible to observe that the organization obtained a satisfactory result from the use of the corporate motivational program, which could be confirmed by the positive results of the motivational aspects of the employees related to the organizational strategies used. It was verified that more than 60% of the employees say that their basic needs for food, housing, and leisure are being met. Furthermore, it was observed that 74% of the employees are more motivated in the organizational environment because of the variable remuneration related to the financial rewards implemented. However, 39% of the employees crave, as recognition for their work performance in the organization, non-monetary rewards, such as recognition from the leader, from colleagues, and from the team. In addition, it was possible to verify that the main challenges faced in the use of the motivational program comprise the analysis of the individual performance of employees, such aspect hinders assertive decision making by the organization, because no formal tool of individual performance evaluation is currently used.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68925
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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