Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68903
Tipo: Dissertação
Título: Mulher e educação: vozes, saberes e vivências de professoras na Escola Normal do Ceará/Instituto de Educação do Ceará
Autor(es): Freire, Juliana Alice Costa
Orientador: Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave: História de mulheres;Professoras;Escola normal;Instituto de Educação do Ceará;History of women;Teachers;Normal school;Ceará Institute of Education
Data do documento: 2022
Citação: FREIRE, Juliana Alice Costa. Mulher e educação: vozes, saberes e vivências de professoras na Escola Normal do Ceará/Instituto de Educação do Ceará. Orientador: Gisafran Nazareno Mota Jucá. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa investigou o envolvimento das mulheres com a educação formal entrelaçada com a Escola Normal do Ceará/Instituto de Educação do Ceará. O estudo teve como finalidade construir uma narrativa que fosse possível compreender historicamente o acesso das mulheres a cena educacional, e possibilitar que essas docentes tenham visibilidade como profissionais envolvidas com o magistério, demonstrando a sua importância na formação de professoras, assim como reconhecendo a luta que enfrentaram para ocupar um espaço educacional. Foi utilizado como ponto de partida o momento histórico em que a mulher passa a ser compreendida como sujeito que pode ser educado, uma vez que, por séculos, estiveram excluídas da cena social. O tema foi compreendido de uma forma mais ampla, trazendo, além da educação da mulher como emergência da sociedade moderna, breves contribuições sobre a instrução pública em um movimento de situar a mulher enquanto aluna e professora, destacando-se, nesse contexto, o processo de feminização do magistério, fenômeno este que continua sendo naturalizado no mundo contemporâneo, mas que possui raízes históricas. Os sujeitos do estudo foram nove professoras que tiveram a sua história profissional entrelaçadas com uma instituição. As três primeiras professoras ligadas a Escola Normal do Ceará, onde foi possível compreendê-las através de suas produções escritas, mesmo pertencendo a uma sociedade que duvidava se as mulheres eram capazes de ocupar o mundo intelectual. E as demais entrevistadas, vinculam-se ao Instituto de Educação do Ceará, nome que a Escola Normal passou a ser conhecida posteriormente. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando registros historiográficos, e o uso da História Oral como metodologia, utilizando o recurso da entrevista para obter depoimentos das professoras, as quais contribuíram para a nossa compreensão sobre o envolvimento da mulher com a educação. Através da articulação de vozes, saberes e vivências das mulheres presentes neste estudo foi possível refletir sobre a profissão docente e a condição da mulher na sociedade, tendo como enfoque a compreensão da mulher como sujeito ativo na história, onde o conhecimento construído e vivenciado interfere na nossa percepção de mundo, na relação com outro e no ato de educar.
Abstract: This research investigated the involvement of women with formal education intertwined with the Normal School of Ceará/Instituto de Educação do Ceará. The study aimed to build a narrative that would make it possible to historically understand the access of women to the educational scene, and to enable these teachers to have visibility as professionals involved with the teaching profession, demonstrating their importance in the training of teachers, as well as recognizing the struggle that faced to occupy an educational space. It was used as a starting point the historical moment in which the woman starts to be understood as a subject that can be educated, since, for centuries, they were excluded from the social scene. The theme was understood in a broader way, bringing, in addition to the education of women as an emergency of modern society, brief contributions on public education in a movement to situate women as students and teachers, highlighting, in this context, the process of feminization of teaching, a phenomenon that continues to be naturalized in the contemporary world, but which has historical roots. The study subjects were nine teachers who had their professional history intertwined with an institution. The first three teachers linked to Escola Normal do Ceará, where it was possible to understand them through their written productions, even though they belonged to a society that doubted whether women were capable of occupying the intellectual world. And the other interviewees are linked to the Instituto de Educação do Ceará, the name that Escola Normal later became known. The work was carried out through a qualitative research, using historiographical records, and the use of Oral History as a methodology, using the interview resource to obtain testimonies from teachers, which contributed to our understanding of the involvement of women with education. Through the articulation of voices, knowledge and experiences of the women present in this study, it was possible to reflect on the teaching profession and the condition of women in society, focusing on the understanding of women as an active subject in history, where the knowledge constructed and experienced interferes in the our perception of the world, in the relationship with others and in the act of educating.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68903
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_jacfreire.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.