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dc.contributor.advisorJucá, Gisafran Nazareno Mota-
dc.contributor.authorMenezes, Ana Kelly Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-10-18T19:33:59Z-
dc.date.available2022-10-18T19:33:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENEZES, Ana Kelly Cavalcante. Algumas reflexões acerca da educação e disciplinarização feminina nas obras de Nísia Floresta (1827-1856). Orientador: Gisafran Nazareno Mota Jucá. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68889-
dc.description.abstractThe present work is the result of studies and reflections carried out since graduation, about the History of women, gender relations and the female condition in the most diverse aspects. This research aims to analyze the main works of the writer and poet Nísia Floresta and her contribution to female education during the 19th century, as well as to understand the normative discourse present in her books. It is also intended to understand the discourses about the female role and what was expected of such in a patriarchal society that still breathed what was left of Portuguese America. To this end, the numerous changes that preceded the period of the clipping were examined, such as: the expulsion of the Jesuits in 1759 and the reform carried out by the Marquis of Pombal between 1750-1777. Also considered was the decree of 1827, which made official the teaching of first letters to women, 19th century periodicals, the letters exchanged between Nísia Floresta and Augusto Comte, and the works “Direitos das mulheres e injustiça dos homens” (1832), “Conselhos à Minha Filha” (1945), “Fany ou o modelo das donzelas” (1847), “Discurso que a suas educandas dirigio N.F.B. Augusta” (1847) and “Opúsculo humanitário” (1953). In the course of this paper, there’ll be discussions about the trajectory of 19th century women, in an exercise with Comparative History, intertwine with questions raised by Nísia Floresta about a more egalitarian and liberating education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória das mulherespt_BR
dc.subjectHistória da educação femininapt_BR
dc.subjectNísia Florestapt_BR
dc.subjectHistory of womenpt_BR
dc.subjectHistory of women's educationpt_BR
dc.titleAlgumas reflexões acerca da educação e disciplinarização feminina nas obras de Nísia Floresta (1827-1856)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é fruto de estudos e reflexões realizados desde a graduação, acerca da História das mulheres, das relações de gênero e da condição feminina nos mais diversos aspectos. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as principais obras da escritora e poetisa Nísia Floresta e sua contribuição para a educação feminina durante o século XIX, bem como compreender o discurso normatizador presente em seus livros. Pretende-se também compreender os discursos acerca do papel feminino e o que era esperado de tal em uma sociedade patriarcal que ainda respirava o que restou da América Portuguesa. Para tal, foram examinadas as inúmeras mudanças que antecederam o período do recorte, como por exemplo: a expulsão dos jesuítas em 1759 e a reforma feita pelo Marquês de Pombal entre 1750-1777. Também foi considerado o decreto de 1827, que oficializou o ensino das primeiras letras para as mulheres, periódicos oitocentistas, as cartas trocadas entre Nísia Floresta e Augusto Comte, e as obras “Direitos das mulheres e injustiça dos homens” (1832), “Conselhos à Minha Filha” (1945), “Fany ou o modelo das donzelas” (1847), “Discurso que a suas educandas dirigio N.F.B. Augusta” (1847) e “Opúsculo humanitário” (1953). No decorrer deste trabalho, as discussões acerca da trajetória das mulheres oitocentistas, num exercício de História Comparada, entrelaçam-se com questionamentos levantados por Nísia Floresta sobre uma educação mais igualitária e libertadorapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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