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dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorLemos, Claudênia de Paula-
dc.date.accessioned2022-10-11T19:55:41Z-
dc.date.available2022-10-11T19:55:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLEMOS, Claudênia de Paula. Práticas e eventos de letramento acadêmico na iniciação à pesquisa no ensino médio: um estudo etnográfico-discursivo. Orientadora: Maria Izabel Santos Magalhães. 2022. 295 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68801-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate how the literacy practices present in the Iniciação à Pesquisa (IP) process carried out at the Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) in High School in the state of Ceará are discursively constructed and textually materialized in a school full-time from Ceará. For this, I took as a basis studies on Academic Literacy (FIAD, 2016; LEA; STREET, 1998, 2006, 2014; LILLIS, 1999; TUSTING et al., 2019) anchored in New Literacy Studies (BARTON; HAMILTON, 1998; STREET, 1984, 2014), articulating them with the theoretical-methodological framework of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), textually oriented approaches that dialogue with each other regarding the concept of language as a social practice . The methodological procedures of this study were guided by Angrosino (2009), Blommaert and Jie (2010), Flick (2009), Magalhães (2000) and Magalhães, Martins and Resende (2017) and consisted of participant and non-participant observations, semi-structured interviews, focus groups and documentary data collection. The analysis was based on the scope of Textually Oriented Discourse Analysis (TODA), with emphasis on the analytical categories of discourse meanings (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) and on the analytical categories of literacy events (HAMILTON, 2000). The results pointed to a constitution of the NTPPS as an academic literacy practice composed of three dimensions: institutional, situated/sociomaterial and discursive, which are constituted by discursive and non-discursive elements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNTPPSpt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titlePráticas e eventos de letramento acadêmico na iniciação à pesquisa no ensino médio: um estudo etnográfico-discursivopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese objetiva investigar o modo como as práticas de letramento presentes no processo de Iniciação à Pesquisa (IP) realizado no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no Ensino Médio do estado do Ceará são discursivamente construídas e textualmente materializadas em uma escola em tempo integral do Ceará. Para isso, tomei por base os estudos sobre Letramento Acadêmico (FIAD, 2016; LEA; STREET, 1998, 2006, 2014; LILLIS, 1999; TUSTING et al., 2019) ancorados nos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 1998; STREET, 1984, 2014), articulando-os com o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), abordagens textualmente orientadas que dialogam entre si quanto ao conceito de linguagem como prática social. Os procedimentos metodológicos deste estudo foram norteados por Angrosino (2009), Blommaert e Jie (2010), Flick (2009), Magalhães (2000) e Magalhães, Martins e Resende (2017) e consistiram em observações participantes e não participantes, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e coleta de dados documentais. A análise foi baseada no escopo da Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), com ênfase nas categorias analíticas dos significados do discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e nas categorias analíticas de eventos de letramento (HAMILTON, 2000). Os resultados apontaram para uma constituição do NTPPS como uma prática de letramento acadêmico composta por três dimensões: institucional, situada/sociomaterial e discursiva, as quais são constituídas por elementos discursivos e não discursivos.pt_BR
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