Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68750
Type: | TCC |
Title: | O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha se aproximando do ensino de ciências: caminhando por trajetórias e possibilidades |
Authors: | Castro, Lívia Guimarães Peixoto |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords: | Educação em museus;Ensino de ciências;Museu de História Natural;Pesquisa pós-crítica |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | CASTRO, Lívia Guimarães Peixoto. O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha se aproximando do ensino de ciências: caminhando por trajetórias e possibilidades. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os museu são espaços educativos ditos não-formais com várias potencialidades para contribuir ao ensino e, neste trabalho, tive como objetivo investigar as possibilidades educativas do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha localizado no município de Pacoti, Ceará, que surgiu em 2019 em uma parceria entre o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual do Ceará. Não está entre os objetivos desta pesquisa criar ações educativas, mas sim, investigar e provocar a discussão sobre as possibilidades educativas deste espaço. É uma pesquisa qualitativa e de característica pós-crítica. O caminho metodológico escolhido foi o de realizar entrevistas com cinco responsáveis pelo museu e, a partir de suas respostas, discutir as possibilidades. O museu tem uma variedade de possibilidades e potencialidades contudo, devido às dificuldades relacionadas a pandemia de COVID-19, de estrutura do prédio e falta de profissionais especializados para realizar as ações educativas, estas poderão demorar a serem executadas em uma exposição fixa dentro espaço físico do museu, mas essa impossibilidade também induz a busca por maneiras alternativas e que, em vez de levar às escolas até o museu, este ir de encontro ao ensino básico de ciências e também de buscar alternativas na Nova Museologia que propõe bases para um espaço e ensino museológico que ocorra fora de quatro paredes. |
Abstract: | Museums are so-called non-formal educational spaces with various potential to contribute to teaching and, in this work, the objective was to investigate the educational possibilities of the Natural History Museum of Ceará Prof. Dias da Rocha located in the municipality of Pacoti, Ceará, which emerged in 2019 in a partnership between the National Museum of Rio de Janeiro and the State University of Ceará. It is not among the objectives of this research to create educational actions, but rather to investigate and provoke discussion about the educational possibilities of this space. It is a qualitative and post-critical research. The methodological path chosen was to conduct interviews with five people responsible for the museum and, based on their answers, to discuss the possibilities. The museum has a variety of possibilities and potential, however, due to the difficulties related to the COVID-19 pandemic, the structure of the building and the lack of specialized professionals to carry out the educational actions, these may take time to be carried out in a fixed exhibition within the physical space. of the museum, but this impossibility also induces the search for alternative ways and that, instead of taking schools to the museum, this goes to basic science education and also seeks alternatives in the New Museology that proposes bases for a space and museum teaching that takes place outside four walls. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68750 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_lgpcastro.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.