Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68746
Tipo: TCC
Título: A biologia faz mais sentido com o aprendizado significativo: um estudo baseado na percepção social e econômica de ex-alunos
Autor(es): Bezerra, Joyce Maria Felix
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Aprendizagem;Ensino;Ciências
Data do documento: 2021
Citação: BEZERRA, Joyce Maria Felix. A biologia faz mais sentido com o aprendizado significativo: um estudo baseado na percepção social e econômica de ex-alunos. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A aprendizagem significativa ocorre quando um novo entendimento se relaciona aos conhecimentos antigos do estudante, em uma situação relevante, proposta pelo professor. Nesse processo, o aluno amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados aos seus conhecimentos. Essa metodologia contribui para o ensino e aprendizagem de diversas disciplinas do ensino básico. Este trabalho tem como objetivo mostrar algumas contribuições da aprendizagem significativa e a interferência do meio externo no conhecimento da Biologia, na concepção de cidadãos que concluíram o ensino básico em escolas públicas no município de Fortaleza/CE. E dessa forma, como consequência dessa pesquisa, enriquecer a literatura com relatos pessoais, que possam incentivar os atuais e futuros professores de biologia a aplicarem a metodologia da aprendizagem significativa na trajetória das suas aulas. A pesquisa contou com a elaboração de um questionário de oito questões: quatro delas referentes à vivência familiar e social dos ex-alunos e outras quatro ligadas ao cotidiano escolar. Os quatro voluntários participantes da pesquisa foram determinados de maneira aleatória. Os resultados mostraram que na concepção dos ex-alunos, a aprendizagem significativa aplicada em sala de aula contribui bastante para o aprendizado deles, mas não sozinha, para que o aprendizado acontecesse de maneira efetiva eles afirmaram que o apoio e incentivo dos seus familiares e um ambiente saudável de ensino ligado às aulas dos professores eram de suma importância para uma aprendizagem de qualidade.
Abstract: Meaningful learning occurs when a new understanding is related to the student's old knowledge, in a relevant situation, proposed by the teacher. In this process, the student expands and updates previous information, giving new meanings to their knowledge. This methodology contributes to the teaching and learning of several basic education subjects. This work aims to show some contributions of significant learning and the interference of the external environment in the knowledge of Biology, in the conception of citizens who completed basic education in public schools in the city of Fortaleza/CE. Thus, because of this research, enrich the literature with personal reports, which can encourage current and future biology teachers to apply the methodology of meaningful learning in the trajectory of their classes. The research included the elaboration of a questionnaire with eight questions: four of them related to the family and social experience of former students and another four related to daily school life. The four volunteers participating in the research were randomly assigned. The results showed that in the former students' conception, meaningful learning applied in the classroom contributes a lot to their learning, but not alone, for the learning to happen effectively, they stated that the support and encouragement of their families is a healthy teaching environment linked to teachers' classes were of paramount importance for quality learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68746
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_jmfbezerra.pdf656,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.