Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68734
Tipo: TCC
Título : Novela de formação docente: saberes da experiência de um professor em construção
Autor : Lima, Jonathan Alves de
Tutor: Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : Narrativa autobiográfica;Experiências;Formação docente
Fecha de publicación : 2022
Citación : LIMA, Jonathan Alves de. Novela de formação docente: saberes da experiência de um professor em construção. 2022. 296 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O texto traz a escrita da minha trajetória de formação inicial docente a partir das experiências na perspectiva de Jorge Larrosa, vivenciadas durante a graduação, relatando e discutindo sobre a escolha profissional, a identificação enquanto estudante de um curso de licenciatura, o reencontro com o aprender e o encontro com os saberes docentes. E assim, tenho o intuito de uma abertura para o desconhecido ao analisar as minhas experiências acadêmicas de forma reflexiva e transformadora para a construção da minha própria formação docente. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, na qual, a fonte de dados foi feita mediante as observações, entrevistas e os diários de bordo com anotações em função das experiências vividas nas disciplinas pedagógicas, na monitoria de Histologia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP) durante o meu percurso na graduação. Nesse sentido, a textualização das experiências é dividida em capítulos, onde são descritas cenas contendo diálogos entre os personagens do capítulo, incluindo eu em uma novela de formação. Ao narrar os caminhos percorridos e as experiências vivenciadas em meu processo de autoformação fui sendo levado a uma reflexão-crítica mais profunda sobre a minha formação inicial docente. Assim, a partir desta abordagem de pesquisa, espero contribuir para a ressignificação dos processos de aprendizagem do tornar-se professor na construção de sua identidade e saberes da docência. Portanto, esse trabalho me fez refletir sobre o contexto da minha formação como professor futuro professor, trazendo as experiências que vivenciei dentro de estudos e programas que tratam da formação docente para conseguir analisar e refletir criticamente aspectos relevantes que podem estar implícitos e, de alguma forma, interferem nos saberes docentes.
Abstract: The text brings the writing of my trajectory of initial teacher training from the experiences in the perspective of Jorge Larrosa, lived during graduation, reporting and discussing the professional choice, the identification as a student of a degree course, the re-encounter with learning and the encounter with teaching knowledge. And so, I intend to open up to the unknown by analyzing my academic experiences in a reflective and transformative way for the construction of my own teaching training. The research is a qualitative approach, in which the data source was made through observations, interviews and logbooks with notes based on the experiences lived in the pedagogical disciplines, in the monitoring of Histology, in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and in the Residency Program (PRP) during my undergraduate course. In this sense, the textualization of the experiences is divided into chapters, where scenes containing dialogues between the characters of the chapter are described, including myself in a formation novel. By narrating the paths taken and the experiences lived in my self-education process, I was led to a deeper critical reflection on my initial teacher education. Thus, from this research approach, I hope to contribute to the re-signification of the learning processes of becoming a teacher in the construction of their identity and teaching knowledge. Therefore, this work made me reflect on the context of my training as a future teacher, bringing the experiences I had within studies and programs that deal with teacher training in order to be able to analyze and critically reflect on relevant aspects that may be implicit and, in some way, interfere with teaching knowledge.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68734
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_jalima.pdf10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.