Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68700
Tipo: | TCC |
Título : | A introdução da educação financeira nos primeiros anos do fundamental II |
Título en inglés: | The introduction of financial education in the early years of elementary II |
Autor : | Gama, Luiz Carlos da Silva |
Tutor: | Holanda, Felipe D'Angelo |
Co-asesor: | Brandão, Jorge Carvalho |
Palabras clave : | Educação financeira;Ensino fundamental;Ambiente escolar |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | GAMA, Luiz Carlos da Silva. A introdução da educação financeira nos primeiros anos do fundamental II. 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo objetiva-se descrever a importância da introdução da educação na grade curricular dos primeiros anos do fundamental II. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica. O estudo foi realizado em artigos científicos e materiais disponíveis para acesso e que tratasse acerca das principais características da educação financeira e sua importância no contexto escolar. A análise dos artigos foi feita da seguinte maneira: Foi feita inicialmente uma leitura exploratória com o objetivo de selecionar o material de acordo com a relevância, excluindo artigos inadequados ao tema. Posteriormente foi confeccionado um quadro explicativo onde foi retirada as informações mais relevantes dos artigos selecionados. Em seguida foi realizada a distribuição e discussão para a melhor compreensão do tema. Os resultados encontrados trouxeram como dados relevantes a participação ativa do professor diante de instigar os alunos para se interessar pela a disciplina de Educação Financeira no âmbito escolar, além de propor atividades que venham elucidar esse propósito dos docentes. Conclui-se que é fundamental se ter mais discussão acerca da importância de se desenvolver uma percepção nos estudantes sobre um planejamento financeiro. |
Abstract: | The study aims to describe the importance of introducing education in the curriculum of the first years of elementary school II. This is a Bibliographic Review. The study was carried out on scientific articles and materials available for access and dealing with the main characteristics of financial education and its importance in the school context. The analysis of the articles was carried out as follows: An exploratory reading was initially carried out in order to select the material according to its relevance, excluding articles that are not appropriate to the theme. Subsequently, an explanatory table was made where the most relevant information from the selected articles was removed. Then the distribution and discussion was carried out to better understand the theme. The results found brought as relevant data the active participation of the teacher when instigating the students to be interested in the subject of Financial Education in the school environment, in addition to proposing activities that will elucidate this purpose of the teachers. We conclude that it is essential to have more discussion about the importance of developing a perception in students about financial planning. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68700 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_lcsgama.pdf | 390,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.