Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68689
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo do desenvolvimento dos autistas no ambiente escolar |
Título em inglês: | Study of the development of autistics in the school environment |
Autor(es): | Araújo, Karoline Silva |
Orientador: | Mota, Esdras Muniz |
Palavras-chave: | Autismo;Transtorno autístico - Tratamento;Aprendizagem;Matemática |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | ARAÚJO, Karoline Silva. Estudo do desenvolvimento dos autistas no ambiente escolar. 2020. 71 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2020. |
Resumo: | O desenvolvimento escolar dos autistas apresenta muitos desafios no ambiente escolar, assim como em meio social, a fim de proporcionar soluções para as principais questões encontradas para esse público alvo, esse trabalho se norteou pelas pesquisas relacionadas com os principais desafios que são enfrentados por eles em todos os níveis de aprendizagens, trazendo como eixo principal o respeito e as principais características da inclusão escolar aos portadores de algum tipo de necessidade especial. O autismo por sua vez remete aos seus portadores diferentes tipos de sintomas, entre eles se destacam as dificuldades de interação, comunicação e entendimento, tornando assim o ensino da matemática mais desafiador quanto as crises relacionadas em meio contraditório de seus universos, nesse sentido a busca pelo conhecimento aprofundado da doença fez com esse de forma paralela unissem os conhecimentos para serem aplicados em um futuro próximo a eles, proporcionando a eles medidas viáveis do ensino, despertando assim os diferentes tipos de maneiras de raciocínio lógico de forma cuidadosa e paciente. Demonstrando como problema de pesquisa a seguinte questão: como direcionar os ensino da matemática aos alunos inclusos pertencentes ao grupo de autismo? Diante dessas expectativas apresenta como objetivo geral: desenvolver um trabalho que compreenda as dificuldades do alunos com autismo e dos professores quanto aos planejamentos de aula dessa inclusão. Em torno dos seguintes objetivos específicos: Apresentar os principais desafios dos autistas em seu desenvolvimento escolar e cotidiano; Demonstrar a história da inclusão escolar; Citar sobre as práticas pedagógicas; Reunir as principais informações quanto ao poder do ensino com uso das práticas lúdicas; Classificar o desenvolvimento e direitos dos portadores de autismo no ambiente escolar. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão de literatura de forma integrativa, utilizando os seguintes descritores: autismo, tratamento, aprendizagem, matemática, aulas. Em conclusão todo o empenho contribui para que se concluísse que realmente é possível a aplicação de diferentes técnicas no ensino da matemática para os alunos autistas, proporcionando a eles um novo formato de aprendizagem. |
Abstract: | The school development of autistic people presents many challenges in the school environment, as well as in the social environment, in order to provide solutions to the main issues found for this target audience, this work was guided by research related to the main challenges that they face in all levels of learning, bringing respect and the main characteristics of school inclusion to those with some type of special need as the main axis. Autism, in turn, brings different types of symptoms to its carriers, among which the difficulties of interaction, communication and understanding stand out, thus making the teaching of mathematics more challenging as regards the related crises in contradictory environments of its universes, in this sense the search due to the in-depth knowledge of the disease, he made it possible, in parallel, to combine the knowledge to be applied in the near future to them, providing them with viable educational measures, thus awakening the different types of logical reasoning in a careful and patient way. Demonstrating the following question as a research problem: how to direct the teaching of mathematics to included students belonging to the autism group? In view of these expectations, it has as its general objective: to develop a work that understands the difficulties of students with autism and teachers regarding the lesson plans for this inclusion. Around the following specific objectives: To present the main challenges faced by autistic people in their school and daily development; Demonstrate the history of school inclusion; Quote about pedagogical practices; Gather the main information regarding the power of teaching with the use of playful practices; Classify the development and rights of people with autism in the school environment. The methodology used in this work was an integrative literature review, using the following descriptors: autism, treatment, learning, mathematics, classes. In conclusion, all the efforts contribute to the conclusion that it is really possible to apply different techniques in the teaching of mathematics to autistic students, providing them with a new learning format. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68689 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_ksaraujo.pdf | 908,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.